Teixeira (2009), em artigo intitulado “Formulação, administr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRESS-AP Prova: Quadrix - 2022 - CRESS-AP - Agente Fiscal |
Q1993908 Serviço Social
Teixeira (2009), em artigo intitulado “Formulação, administração e execução de políticas públicas”, aborda o planejamento. A partir dos estudos dessa autora, julgue o item.

A eficácia do planejamento estratégico consiste em ser um instrumental técnico neutro, ser capaz de prever os resultados futuros e ter como ator principal o técnico planejador. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Teixeira (2009, p.7), expõe que se retoma o planejamento para desvendar algumas de suas faces ocultas e de suas armadilhas, muito claras no planejamento tradicional, como o mito do instrumental técnico neutro, o mito do técnico planejador, o mito da previsão do futuro, etc., para inscrevê-lo como um exercício de liberdade e participação, necessário aos que governam e aos que não governam. Planejamento estratégico não é uma simples mudança de roteiro nem uma insípida sequência de passos, por meio da qual um catecismo é recitado e um formulário é preenchido, sem que se deflagre um processo de construção de uma nova realidade diferente, compartilhada e assumida. O planejamento estratégico não é o mero transporte do mundo dos negócios para a gestão pública dos procedimentos gerenciais. Trata-se de uma dimensão que transcende a gerência e se inscreve como uma busca de uma nova ética, de um patamar superior de sociedade e até de civilização, portanto, em conformidade com Teixeira (2009), o planejamento estratégico não é um instrumental técnico neutro.

Referência Bibliográfica
TEIXEIRA, Joaquina Barata. Formulação, administração e execução de políticas públicas. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 760 p. 2009.

Gabarito: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: errado, a questão está abordando o antigo método de planejamento, chamado planejamento tradicional.

" Hoje, enfrentando e absorvendo todas as críticas, retoma-se o planejamento para desvendar algumas de suas faces ocultas e de suas armadilhas, muito claras no planejamento tradicional, como o mito do instrumental técnico neutro, o mito do técnico planejador, o mito da previsão do futuro, etc., para inscrevê-lo como um exercício de liberdade e participação, necessário aos que governam e aos que não governam. É instrumento dos que querem tornar-se sujeitos e construir o presente e o futuro desde já, dos que não querem sucumbir às forças do acaso ou do mercado, ou à vontade estranha, ou aos desígnios dos donos do poder. O planejamento contemporâneo põe, claramente, no âmago de sua reflexão, o papel da estratégia no processo de tomada de decisões compartilhadas".

Fonte: Formulação, administração e execução de políticas públicas - Teixeira

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo