Considerando o fluxo de caixa anual de um projeto e seu VPL ...
Considerando o fluxo de caixa anual de um projeto e seu VPL (Valor Presente Líquido) para as diversas taxas, apresentadas nas Tabelas acima, verifica-se que a taxa interna de retorno do projeto, ao ano, em percentual, está
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A TIR é a taxa que leva o VPL á zero. Essa questão a gente resolve por análise.
Se a TIR deve zerar o vpl, vamos analisá-los para achar a proximidade com a possível taxa de TIR. 14% deixa o valor de vpl negativo, abaixo de zero então sabemos que o valor de TIR esta um pouco acima dessa taxa. Resposta entre 12 e 14%
Valor Presente Líquido (VPL)
Por considerar explicitamente o valor do dinheiro no tempo, o valor presente líquido é considerado uma técnica sofisticada de análise de orçamentos de capital. Esse tipo de técnica, de uma forma ou de outra, desconta os fluxos de caixa da empresa a uma taxa específica. Essa taxa, frequentemente chamada de taxa de desconto, custo de oportunidade ou custo de capital. ( GITMAN, 1997, p 329 ).
O valor presente líquido exige a definição prévia da taxa de desconto a ser utilizada nos vários fluxos de caixa. Na verdade, O VPL não apura diretamente a rentabilidade do projeto; ao descontar todos os fluxos de entradas de um investimento por uma taxa de desconto mínima aceitável pela empresa. ( ASSAF, 2012, p 373 ).
Para o critério de aceitação ou rejeição e simples onde será considerado atraente todo investimento que apresentar um valor presente líquido maior ou igual a zero. Projetos com VPL negativo indicam retorno inferior à taxa mínima requerida para o investimento, revelando ser economicamente desinteressante sua aceitação.
Calculo: 10%+12%+14%+16%= 52%
52/4= 13%
Dá pra resolver só conhecendo o conceito, nem precisa de conta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo