A importância do aprendizado tradicional do Fole de Oito Bai...
A importância do aprendizado tradicional do Fole de Oito Baixos se dá, geralmente, através da transmissão oral de geração em geração, conforme o depoimento abaixo de um dos maiores nomes do Fole de Oito Baixos no Brasil, Luizinho Calixto. Não obstante, Rugero (2013) descreve os grandes desafios nesse processo de herança, transmissão de pai (mestre) para filho (discípulo) e dom inato. E que este processo do despertar do dom pela arte, envolve outros elementos, quer seja, acesso ou não ao instrumento, a aceitação ou recusa da família e, por fim o reconhecimento.
Vendo meu pai tocar, senti um pouco de desejo de tocar alguma coisa, de fazer alguma coisa com aquela caixinha de madeira- porque antigamente [a sanfona de oito baixos] era uma caixinha de madeira quadrada, parecia um caixotezinho. Mas tinha umas teclas e aquelas teclas emitiam um som. Eu peguei aquele instrumento, comecei a tentar e descobri uma melodiazinha muito ingênua, mas meu pai não acordou, porque eu era muito jovem, tinha sete anos quando comecei (CALIXTO, 1999).
Acerca da transmissão e o reconhecimento e o reconhecimento desses saberes, a partir do relato acima, assinale a alternativa CORRETA: