Acerca das contribuições de Karl Marx à Sociologia, julgue o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q169795 Sociologia
Acerca das contribuições de Karl Marx à Sociologia, julgue os itens que se seguem.

A diferença entre o valor do trabalho humano, o salário, e o que este rende ao capitalista é o que Marx denomina mais- valia da produção, que pode ser dividida em mais-valia absoluta, resultado do aumento do trabalho humano, e mais- valia relativa, decorrente da aplicação de tecnologia à produção.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C

De acordo com o texto, Marx denomina a diferença entre o valor do trabalho humano e o salário que o trabalhador recebe como mais-valia da produção. Essa mais-valia pode ser dividida em mais-valia absoluta e mais-valia relativa. .

A teoria da mais-valia é uma das principais contribuições de Marx à crítica do sistema capitalista. .

Mais-Valia Absoluta:

  • O Que É: Resulta do aumento do tempo de trabalho humano. Se os trabalhadores estendem suas jornadas, produzem mais mercadorias e, portanto, geram mais-valia absoluta.
  • Exemplo: Se os trabalhadores começam a trabalhar mais horas por dia, a produção total aumenta, gerando mais valor além do salário inicialmente acordado.

Mais-Valia Relativa:

  • O Que É: Decorre da aplicação de tecnologia à produção. Ao aumentar a eficiência, a mesma quantidade de trabalho gera mais produtos, resultando em mais-valia relativa.
  • Exemplo: Se uma fábrica utiliza máquinas mais eficientes, os trabalhadores podem produzir mais em menos tempo, aumentando a mais-valia para o capitalista.

Mais Valia ABSOLUTA = Está relacionada ao tempo, ao prolongamento de uma jornada de trabalho

Mais Valia RELATIVA = Está relaciona a inserção da tecnologia e meios de produção

mais-valia absoluta ocorreria em função do aumento do ritmo de trabalho, da vigilância sobre o processo de produção ou mesmo da ameaça da perda do trabalho caso determinada meta não fosse alcançada, ainda que em detrimento da saúde e do bem-estar do trabalhador. O empregador exige maior empenho na produção sem oferecer nenhum tipo de compensação em troca e recolhe o aumento da produção de excedentes em forma de lucro.

Já a mais-valia relativa estaria ligada ao processo de avanço científico e do progresso tecnológico. Uma vez que não consegue mais aumentar a produção por meio da maior exigência de seus empregados, o capitalista lança mão de melhorias tecnológicas para acelerar o processo de produção e aumentar a quantidade de mercadoria produzida. Esse processo acontece sem que, no entanto, seja oferecida qualquer bonificação ao trabalhador. Este passa ser aos poucos substituído pelo maquinário tecnológico, de modo que a quantidade de trabalho social é diminuída e a mão de obra humana é trocada por uma mão de obra mecânica.

O TEMPO constitui uma das variáveis utilizadas para diferenciar esses dois conceitos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo