A dislipidemia é um fator de risco cardiovascular relevante ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2693600 Farmácia

A dislipidemia é um fator de risco cardiovascular relevante para o desenvolvimento da aterosclerose. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) Na hipercolesterolemia familiar o colesterol plasmático está marcadamente aumentado desde o nascimento, como resultado, a princípio, de uma redução na captação de LDL (lipoproteína de densidade baixa) rica em colesterol.

( ) O HDL (lipoproteína de densidade alta) tem propriedades antiaterogênicas que incluem o transporte reverso de colesterol, funções antioxidante e antitrombótica, e a manutenção da função endotelial.

( ) Apesar das evidências serem menos expressivas, a elevação de triglicerídeos também se associa a risco de Doença Arterial Coronariana.

( ) Para usuários de estatinas e fibratos, provas de função hepática (aminotransferases/transaminases) e muscular (creatinofosfoquinase) devem ser realizadas para a avaliação da segurança do tratamento.

( ) Os fibratos são indicados para a prevenção de eventos cardiovasculares maiores quando utilizados em pacientes com hipertrigliceridemia associada a HDL baixo, e na prevenção de pancreatite aguda.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

Alternativas