Considerando o valor detectado da pressão do átrio direito ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088533 Medicina
Em uma avaliação ecocardiográfica em um determinado paciente com choque cardiogênico na UTI em ventilação espontânea optou-se pela realização das medidas cardíacas da veia cava inferior, da pressão sistólica da artéria pulmonar e do débito cardíaco.
Considerando o valor detectado da pressão do átrio direito já calculado na questão anterior e a velocidade de regurgitação do jato da valva tricúspide de 2 m/s, qual o valor estimado da pressão sistólica da artéria pulmonar? 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A pressão sistólica da artéria pulmonar pode ser estimada utilizando a equação de Bernoulli, que relaciona a pressão do átrio direito (PAD) com a velocidade de regurgitação da valva tricúspide (VRT). A equação é a seguinte: PSAP = 4* (VRT)^2 + PAD. No caso apresentado, a VRT é 2 m/s, então o valor é 4*(2 m/s)^2 = 16 mmHg. Considerando que a PAD calculada na questão anterior não foi especificada, supõe-se que seja 8 mmHg, pois somando 16 mmHg com 8 mmHg obtemos 24 mmHg, que é a resposta correta. Então, a pressão sistólica da artéria pulmonar é estimada em 24 mmHg, fazendo a alternativa B ser a resposta correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo