De acordo com a resolução 414, nos casos de obras ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q499915 Eletricidade
De acordo com a resolução 414, nos casos de obras com participação financeira do consumidor, para o cálculo do encargo de responsabilidade da distribuidora (ERD), se MUSDERD representa o montante de uso do sistema de distribuição a ser atendido ou acrescido para o cálculo do ERD, em quilowatt (kW), e K representa o fator de cálculo do ERD, então o ERD é determinado pela seguinte equação:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B - ERD = MUSDERD x K.

Tema central da questão:

Esta questão aborda o cálculo do Encargo de Responsabilidade da Distribuidora (ERD) conforme a Resolução 414. Essa resolução regula aspectos sobre a participação financeira do consumidor em obras relacionadas ao sistema de distribuição elétrica.

Resumo teórico:

Quando um consumidor participa financeiramente em obras de rede elétrica, é necessário calcular o ERD, que é a quantia que a distribuidora deve assumir. O cálculo do ERD é feito usando o montante de uso do sistema de distribuição (MUSDERD) e um fator de cálculo K. A fórmula correta a ser utilizada é uma multiplicação entre essas duas variáveis, representando a proporcionalidade direta entre o montante de uso e o encargo devido.

A Resolução 414 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) serve de base legal para essas operações, regulando como as distribuidoras de energia devem proceder em situações de obras e investimentos conjuntos com consumidores.

Justificativa para a alternativa correta:

A fórmula MUSDERD x K é a relação que determina corretamente o ERD. Esta multiplicação indica que quanto maior o MUSDERD e o fator K, maior será o encargo que a distribuidora deverá assumir. Esta lógica está de acordo com práticas comuns de cálculo de encargos e investimentos em sistemas de distribuição elétrica.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - ERD = MUSDERD / K: Esta fórmula sugere uma divisão, o que não faz sentido no contexto, já que aumentos no MUSDERD ou em K devem aumentar o ERD, e não diminuí-lo.
  • C - ERD = K / MUSDERD: Esta também é uma divisão e está incorreta pelo mesmo raciocínio da alternativa anterior.
  • D - ERD = (MUSDERD)K: Esta fórmula sugere uma exponenciação, o que não é adequado para o cálculo de encargos, pois não representa uma relação linear entre as variáveis.
  • E - ERD = MUSDERD x K/(K – 1): Introduz um elemento de subtração ao fator K que não é justificado pela resolução e complica desnecessariamente o cálculo.

Essas alternativas erradas mostram confusões comuns em cálculos, como se a relação entre variáveis fosse mais complexa do que na realidade é. Na prática, o cálculo de encargos como o ERD tende a seguir formas diretas e claras, como o produto direto mostrado na alternativa correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

§ 5 o O encargo de responsabilidade da distribuidora, denominado ERD, é determinado pela seguinte equação: ERD = MUSDERD x K ,

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo