“Ninguém nasce borboleta”, pensou Breno. Depois disse baixin...
Nesse fragmento, Martins utiliza a repetição de uma mesma palavra, borboleta, como recurso coesivo. Na frase “Ocupava-se em voar pela noite de árvore em árvore”, o autor utiliza outro recurso, com a mesma finalidade. Assinale a alternativa que indica o recurso utilizado nessa frase.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correta, C
O referente está implícito.
Quem se ocupava em voar? A Borboleta.
Portanto: a Borboleta ocupava-se em voar....
Os recursos coesivos são responsáveis por promover e manter a coesão do texto e podem ser gramaticais (conjunções, numerais, sinônimos, advérbios, preposições, pronomes) e lexicais (sinônimos, termos genéricos ou específicos). Esses recursos ou elementos coesivos possuem a função de garantir a união entre as várias partes de um texto.
A coesão lexical procura evitar a repetição de palavras utilizando expressões com significação semelhante. Podemos usar sinônimos (palavras de sentido parecido), hiperônimos (palavras que apresentam sentido mais abrangente) ou perífrases (expressam por várias palavras o que poderia ser explicado em poucas, ou mesmo em uma só palavra).
Exemplo: Fui a Paris ano passado. A cidade luz encantou-me para sempre.
Para não repetir o termo "borboleta", utiliza-se o termo de forma implícita (sujeito oculto), pois se sabe a quem o verbo "ocupar" se refere.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo