Denis Lerrer Rosenfield. O Globo, 27/11/2006, p. 7 (com adap...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2218562 Português
0_03.png (378×224)

Denis Lerrer Rosenfield. O Globo, 27/11/2006, p. 7 (com adaptações).
Em relação ao texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A.

Subentendo o texto, percebi sim que o autor defende a oposição em relação às posições do governo, entretanto entendo que a mais correta seria a letra D.

É o CEBRASPE criando questões como a FGV em textos fragmentados (adaptados).Pesquisei e entendi que o modo verbal no subjuntivo indica ordem, desejo, explicação, aprovação, reprovação ou admiração e não explicação, portanto gabarito letra A.

GAB.: A *Mas concordo com o colega Vinícius, o gabarito também poderia ser D. Marquei a assertiva A) por eliminação, pois entre as duas, ao meu ver, a assertiva D) é a única passível de dupla interpretação.

A) O autor do texto defende uma oposição atuante em relação às posições do governo. CERTA

Justificativa: É o que fica claro no último período do texto:

"A governabilidade só existe verdadeiramente com uma oposição atuante, que sinalize os problemas existentes e discuta os seus encaminhamentos."

B) Na linha 6, o pronome “ela” refere-se a “verdadeira oposição”. ERRADA

Justificativa: O pronome pessoal do caso reto "ela" retoma o substantivo "sociedade".

C) Entre os dois últimos períodos do texto, subentende-se uma relação sintática que pode ser expressa por Entretanto. ERRADA

Justificativa: A relação que há entre os dois últimos períodos do texto é de conclusão. O último período reforça a ideia expressa pelo penúltimo período. Portanto, o emprego da conjunção "Entretanto" se torna inadequado, uma vez que ela possui valor adversativo, não conclusivo.

D) O emprego do subjuntivo em “sinalize” (ℓ.8) e “discuta” (ℓ.9) justifica-se por compor um período de natureza explicativa. ERRADA (Será?)

Justificativa: Os verbos "sinalize" e "discuta" estão de fato no subjuntivo (primeira pessoa do presente) e fazem parte de uma oração subordinada adjetiva explicativa. Ou seja, ao meu ver, não há erro na assertiva.

Tentando entender o gabarito imposto sobre a assertiva, penso que a única possibilidade de a considerar ERRADA é a alegação de que o segundo verbo (discuta) faz, na verdade, parte de uma oração coordenada aditiva, iniciada pela conjunção aditiva "e", ou seja, nessa visão, o segundo verbo não faz parte de um período de natureza explicativa, como afirma a assertiva. Todavia, penso que a oração coordenada aditiva ainda é uma explicação iniciada pela oração subordinada adjetiva explicativa. Isso fica claro pela semântica textual, não pela análise sintática.

FIQUEM NA PAZ!

Verbos no subjuntivo indicam "[...] fato possível, duvidoso, hipotético" (Novíssima gramática da lingua portuguesa" de Domingos Paschoal Cegalla). Por isso o erro da alternativa "E".

extrapolou

Acredito que o erro da letra D está em dizer que há um "período explicativo".

Fui pesquisar (pra evitar falar abobrinhas) e, pelo que consegui compreender, um período explicativo seria aquele composto por coordenação, com uma oração coordenada explicativa. Como anteriormente o colega falou que os verbos em questão compõem uma oração subordinada adjetiva explicativa, entendo que isso não se configura como um período explicativo. Portanto, a alternativa está de fato errada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo