Leia os quadrinhos em que aparecem o garoto Calvin e o tigr...
Leia os quadrinhos em que aparecem o garoto Calvin e o tigre Haroldo.
Analise as alternativas elaboradas com base nos quadrinhos e assinale a correta quanto à concordância verbal
padrão.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Letra A: INCORRETA. Segundo essa opção: "Nas páginas do jornal que Calvin e Haroldo folheiam, existe informações sobre filmes de diferentes gêneros.", veja que o verbo existir não está concordando com o sujeito "informações" que está no plural. Devemos lembrar que alguns verbos são intransitivos, ou seja, não necessitam de complemento. Nesse caso, existir não precisa ser completado por nenhuma outra informação (porque é intransitivo) e, por acaso, o sujeito está posposto (após o verbo), podendo gerar uma má compreensão dos elementos. Por isso, devemos conjugar o verbo existir, concordando-o com o sujeito, facilitando a nossa compreensão do trecho. Por isso essa opção está incorreta.
Letra B: INCORRETA. Perceba que quando uma oração está na voz passiva, a concordância do verbo é feita com o elemento posterior a ele. Em "De acordo com Haroldo, nos filmes de temática adulta, aborda-se questões como trabalhar, pagar contas, assumir responsabilidades.", aborda-se inicia uma oração na voz passiva sintética. Quando na voz ativa, o paciente (que sofre a ação verbal) era sujeito. Por isso, ao dizer o verbo concorda com o sujeito, mesmo na voz passiva, ele concorda com o elemento que representava o sujeito na voz ativa. Por isso, o correto seria "abordam-se questões". Dessa forma, essa opção está incorreta.
Letra C: CORRETA. Exatamente. Em "Para Calvin, deve haver boas razões para um filme ser classificado na categoria de temática adulta.", haver é o verbo principal da locução verbal "deve haver". Como, nesse caso, o verbo está no sentido de existir, dizemos que o verbo haver é impessoal, ou seja, não possui sujeito. Sem o sujeito a concordância permanece na terceira pessoa do singular, por isso, essa é a opção correta.
Letra D: INCORRETA. Nessa opção "Na opinião de Haroldo, parecem que esses filmes, apesar do conteúdo, conseguem gerar muitos lucros aos produtores. ", parece é um verbo de ligação que está em função de oração principal ante uma oração subordinada substantiva, iniciada pela conjunção integrante que. Veja que, nessa estrutura, mantemos o verbo na terceira pessoa do singular, pois comparamos a oração seguinte inteira ao pronome "isso": "Parece isso". Outros exemplos são: "É necessário que saibamos disso" ou "Convém que eles não se atrasem", independentemente do sujeito da oração seguinte, o verbo continua sendo conjugado na terceira pessoa do singular. Por isso, essa opção está incorreta.
Letra E: INCORRETA. Em "Quem é menor de 18 anos, segundo Calvin, não deveriam assistir a esse tipo de filme.", o sujeito é um pronome indefinido, por isso, o verbo precisa concordar com a terceira pessoa do singular. Apesar da terceira pessoa do plural indicar indefinição, nós não podemos, nesse caso, apontar para um plural, pois nem isso o pronome indefinido define. Por isso, essa opção está incorreta.
Gabarito do professor: Letra C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA C
A) Nas páginas do jornal que Calvin e Haroldo folheiam, existe informações sobre filmes de diferentes gêneros. → verbo "existir" é pessoal, logo o sujeito é "informações" → informações EXISTEM.
B) De acordo com Haroldo, nos filmes de temática adulta, aborda-se questões como trabalhar, pagar contas, assumir responsabilidades. → temos uma voz passiva sintética, questões são abordadas (analítica), logo o correto seria: ABORDAM-SE questões.
C) Para Calvin, deve haver boas razões para um filme ser classificado na categoria de temática adulta. → correto, visto que temos o verbo "haver" sendo impessoal, transferindo essa "impessoalidade" ao verbo que o acompanha.
D) Na opinião de Haroldo, parecem que esses filmes, apesar do conteúdo, conseguem gerar muitos lucros aos produtores. → temos um sujeito oracional, oração subordinada subjetiva "que esses filmes = ISSO", Isso parece.
E) Quem é menor de 18 anos, segundo Calvin, não deveriam assistir a esse tipo de filme. → o sujeito é o pronome "quem", sendo um sujeito simples no singular, o correto seria: DEVERIA ASSISTIR.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
CUIDADO! Atente-se ao enunciado, é pedido uma alternativa que esteja correta no que diz respeito à concordância verbal.
A) Está errada. "Existem informações", e não "existe informações".
B) Está errada. "Abordam-se questões", e não "aborda-se questões".
C) Correta.
D) Está errada. "Parece que esses filmes", e não "parecem que esses filmes".
E) Está errada. "Não deveria", e não "não deveriam".
Verbo Haver impessoal, seu companheiro tbm torna-se impessoal. NÃO ESQUEÇAM!
Quando o verbo “haver” aparece acompanhado de um verbo auxiliar, este assume o comportamento impessoal, permanecendo no singular. É por isso que dizemos "Para Calvin, deve haver boas razões para um filme ser classificado na categoria de temática adulta."
1.Nos tempos compostos, integrados pelos auxiliares “ter” e “haver”, o verbo principal, estando no particípio, permanece no masculino singular. Colegas e professores haviam feito tudo para incentivá-lo a permanecer na escola. Beatriz e Paulo têm trabalhado bastante nestes últimos dias.
2.Em se tratando dos verbos auxiliares “ser” e “estar”, o particípio, ora assumindo a função de adjetivo, concorda em gênero e número com o vocábulo ao qual faz referência – no caso, o sujeito. Recursos foram gastos com estas obras inacabadas. Ao cair da tarde, as luzes estão acesas.
3.No caso de o verbo estar na forma infinitiva (original), ele permanece sempre invariável. Alguns alunos continuam a falar acerca do ocorrido. Deveríamos estar contentes com a chegada deles.
4.Nos casos em que o verbo principal é impessoal, o auxiliar também assim se torna, permanecendo, portanto, invariável (terceira pessoa do singular). Deveria haver mais funcionários especializados. Apesar do que possa ter havido, estarei sempre ao lado dela.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/plural-dos-verbos-nas-locucoes-verbais.htm
Quando houver um pronome indefinido que não esteja no plural seguido de especificação plural, o verbo fica, obrigatoriamente, no singular. Os diferentes planetas têm muitas características que os distinguem, e cada um deles é um mundo exótico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo