Acerca de redes de computadores, julgue os itens a seguir. E...
Embora não forneça retransmissão após a recepção de segmentos incorretos, o UDP realiza controle de fluxos no IPv6 por meio de pseudocabeçalhos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Errado
A questão aborda o funcionamento do protocolo UDP (User Datagram Protocol) e sua relação com mecanismos de controle de fluxo e retransmissão. Vamos esclarecer alguns conceitos:
O UDP é um protocolo de transporte que opera na Camada 4 (Transporte) do modelo OSI. Ele é conhecido por ser um protocolo simples, que não estabelece uma conexão antes de enviar dados (semelhante a um serviço postal que não exige confirmação de entrega). Por essa razão, ele não realiza controle de fluxo, nem retransmissão de pacotes. O controle de fluxo é um mecanismo que garante que um remetente não sobrecarregue um destinatário com dados mais rápidos do que ele pode processar.
Além disso, o termo pseudocabeçalho se refere a uma estrutura de dados que é usada no cálculo do checksum (verificação de erros) no protocolo UDP (e também no TCP). No entanto, o pseudocabeçalho não introduz nenhum mecanismo de controle de fluxo. No caso do IPv6, o pseudocabeçalho inclui informações da Camada 3 (Rede), como os endereços de origem e destino, mas isso se destina apenas a garantir que os dados não foram corrompidos durante a transmissão e que estão sendo entregues corretamente. Não há mecanismos adicionais de controle de fluxo associados a isso no UDP.
Portanto, a afirmação de que "o UDP realiza controle de fluxos no IPv6 por meio de pseudocabeçalhos" está errada, pois o protocolo UDP não fornece controle de fluxo ou retransmissão, independentemente de estar sendo usado com IPv4 ou IPv6.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação escreva um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6, e então enviado ao destino. Mas não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar ou não.
1) UDP não realiza controle de fluxos. 2) O Pseudo-cabeçalho é usado para cálculo do checksum. Seria uma verificação adicional de que o datagrama UDP chegou ao destino correto.
O protocolo UDP não é confiável. Caso garantias sejam necessárias, é preciso implementar uma série de estruturas de controle, tais como timeouts, retransmissões, acknowlegments, controle de fluxo, etc. Cada datagrama UDP tem um tamanho e pode ser considerado como um registro indivisível, diferentemente do TCP, que é um protocolo orientado a fluxos de bytes sem início e sem fim.
Pseudo-cabeçalho são para algumas coisas, mas dentre elas não tem checksum. Tem duas extensões para segurança que são: Authentication Header e Encapsulating Security Payload.
Na extensão hop-by-hop há controle de fluxo através do tipo Jumborgram. Mas é importante ver que o protocolo que faz esse controle de fluxo no Jumborgram é o RSVP e não o UDP.
Mais dados aqui: http://ipv6.br/entenda/cabecalho/
GABARITO ERRADO!
.
.
Acrescentando:
Pseudo-cabeçalho UDP
Adicionado ao datagrama UDP na origem e destino, apenas para calcular o checksum;
Não é transmitido com o datagrama;
Não é computado no campo de tamanho;
Objetivo: verificar se o datagrama chegou ao seu destino correto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo