Julgue o item seguinte, tendo como base os dois textos acima...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2249687 Filosofia
      O imperativo categórico é pois um só, e, em verdade, este: age somente de acordo com aquela máxima, pela qual possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal.

Immanuel Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes.


       Ainda que todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele origina-se da experiência. Pois poderia perfeitamente ocorrer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos mediante impressões sensíveis e daquilo que a nossa faculdade de conhecer (apenas ensejada por impressões sensíveis) produz a partir de si mesma, cujo acréscimo não distinguimos daquela matéria-prima antes que um longo exercício tenha chamado nossa atenção sobre isso e nos tornado aptos à sua abstração.

Immanuel Kant. Crítica da razão pura
Julgue o item seguinte, tendo como base os dois textos acima apresentados e a filosofia de Immanuel Kant.
Pode-se conceber o sentido de transcendental em Kant como sendo a posteriori.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é "E" - errado.

Para entender o porquê, precisamos abordar alguns conceitos-chave da filosofia de Immanuel Kant.

Immanuel Kant é um filósofo central na tradição filosófica ocidental, especialmente conhecido por sua obra que busca estabelecer os limites e capacidades da razão humana. Dois de seus trabalhos mais influentes são a Fundamentação da Metafísica dos Costumes e a Crítica da Razão Pura.

No primeiro trecho apresentado, Kant fala sobre o imperativo categórico, que é um princípio ético fundamental que orienta a ação moral. Este princípio exige que ajamos apenas segundo aquelas máximas que possamos querer que se tornem leis universais. Este conceito é crucial para a ética kantiana, pois propõe uma moralidade baseada na razão e universalidade, afastando-se do consequencialismo.

Já no segundo trecho, Kant discute a natureza do conhecimento e a importância do que ele chama de juízos transcendentes. Esses juízos são anteriores à experiência, ou a priori, e se referem às condições necessárias para que possamos ter qualquer experiência sensorial. Kant revolucionou a epistemologia ao argumentar que nosso conhecimento do mundo é, em parte, construído por essas estruturas mentais inatas.

Agora, a questão pede para julgar se o termo "transcendental" em Kant pode ser concebido como a posteriori, ou seja, dependente da experiência. Isso está incorreto, pois o transcendental em Kant refere-se a conceitos e categorias que são a priori. Ele usa "transcendental" para descrever as condições que possibilitam a experiência, mas que não vêm da experiência.

Conclusão: A concepção de transcendental em Kant está relacionada ao conhecimento a priori, não a posteriori. Portanto, a afirmação é "errada".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo