Os estabelecimentos que realizam o abate de animais de açoug...
Os estabelecimentos que realizam o abate de animais de açougue e de aves domésticas devem seguir os métodos de insensibilização para o ‘abate humanitário’, conforme a legislação vigente. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Dispositivos produtores de descargas elétricas, um dos instrumentos destinados a conduzir os animais, apenas poderão ser utilizados, em caráter excepcional, nos animais que se recusem mover, desde que essas descargas não durem mais de dois segundos e haja espaço suficiente para que os animais avancem; essas descargas elétricas, quando utilizadas, serão aplicadas somente nos membros.
II. O método da exposição à atmosfera controlada é um dos métodos de insensibilização para o abate humanitário dos animais. É realizado mediante o uso de dióxido de carbono, cuja concentração, em seu nível máximo, em volume, deve ser de, pelo menos, 70% para suínos e 30% para aves.
III. Se os animais forem mantidos nos currais, pocilgas ou apriscos por mais de 36 horas, devem ter acesso restrito a água e a alimentos para que não fiquem estressados com o ato de se alimentar. Nas espécies que apresentarem acentuada natureza gregária, deve haver reagrupamento ou mistura de lotes de animais de diferentes origens, facilitando, assim, a socialização entre os mesmos.
IV. O sacrifício de animais, de acordo com preceitos religiosos, não será permitido em hipótese alguma, nem que determinada comunidade religiosa o requeira e nem para o comércio internacional com países que façam essa exigência.
V. A operação de sangria deve ser iniciada logo após a insensibilização do animal, de modo a provocar um rápido, profuso e mais completo possível escoamento do sangue, antes que o animal recupere a sensibilidade; a operação é realizada pela seção dos grandes vasos do pescoço, no máximo um minuto após a insensibilização.
Estão corretas apenas as afirmativas