De acordo com Koch e Elias (2011), no último quadrinho do t...
Leia a tira para responder à questão.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Podemos, de início, eliminar a letra A, já que “negócio" não é sinônimo de absolutamente nenhum termo que tenha vindo nos três primeiros quadrinhos. Na letra B, temos também um equívoco, já que hipônimos indicam um termo mais específico em relação a outro mais abrangente que, acaso, tenha sido citado. Também não é o caso.
Já a letra C está correta, pois “negócio" é um nome genérico que serve para caracterizar as especificidades dos atributos que a vaca vinha enumerando em si mesma.
A letra D está equivocada, pois uma forma nominal reiterada trata da repetição de uma forma nominal (um substantivo, um adjetivo etc) fazendo referência a uma mesma coisa ou pessoa, como no poema “José", em que Carlos Drummond de Andrade recorre insistentemente ao nome do personagem do poema.
Por fim, a letra E também apresenta erro, já que a expressão nominal definida é um termo que não apresenta verbo e serve para referenciar algo que já vinha sendo dito. Porém, diferentemente do nome genérico, a expressão nominal definida deve estar mais especificamente atrelada ao contexto desenvolvido. Para esclarecer, pode-se dizer que se, em vez da palavra “negócio", a banca tivesse utilizado a palavra “animal" ou mesmo “vaca", a opção correta seria a letra E, e não a C.
Logo, a opção correta é a alternativa C.
Gabarito do Professor: Letra C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assertiva C
“negócio” corresponde ao emprego de nome genérico.
adjetivo
Que se refere ao gênero: particularidades genéricas da literatura contemporânea.
Que abarca muitas coisas gerais (ao mesmo tempo): uma análise genérica; um estudo genérico.
Que se exprime (fala ou escreve) de maneira vaga e pouco específica; em termos gerais e imprecisos: o discurso do prefeito sobre os problemas do município foi muito genérico.
Gab: C
O termo "negócio" é muito utilizado no dia a dia. É um hiperônimo que substitui, em muitas situações, o nome de um objeto do qual a gente não se lembra do nome no momento da fala.
Ex:
- O que você está procurando aí?
-Um negócio que a gente possa usar para fazer uma alavanca.
Outro exemplo de nomes genéricos, de acordo com Koch e Elias:
“A multidão ouviu o ruído de um motor. Todos olharam para o alto e viram a coisa se aproximando”.
Negócio
Trem
Coisa
Bagulho
São palavras frequentes em ambientes informais para indicar algo genérico, indeterminado ou por vezes quando se esquece o nome específico de algo.
- O negócio que sua mulher me deu estava uma delícia.
- Você quer dizer a cocada baiana?
GAB-C
nome genérico.
O nome genérico é usado para identificar uma substância ativa pertencente a uma classe particular. A utilização do nome genérico diminui sensivelmente o problema na identificação dos medicamentos, evitando a confusão gerada pela existência de vários nomes de fantasia para um mesmo produto.
Os nomes genéricos geralmente são mais complicados e mais difíceis de serem lembrados do que nomes comerciais. Muitos nomes genéricos são uma versão abreviada do nome químico, estrutura ou formulação do medicamento.
Não confie em ninguém, pois até sua sombra te abandona no escuro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo