Paulo, mediante ameaça exercida com o emprego de arma de fog...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q112811 Direito Processual Penal
Paulo, mediante ameaça exercida com o emprego de arma de fogo, subtraiu o veículo, a carteira e o aparelho celular de João. O fato foi comunicado à autoridade policial por João, que descreveu as características do autor do delito. Os policiais imediatamente realizaram diligências na região e identificaram o veículo da vítima estacionado na garagem da residência de Juarez. Este informou aos policiais que o veículo fora deixado por Paulo, fato confirmado por testemunhas. Os policiais formaram duas equipes: uma delas realizou buscas na região e outra ficou à espreita na frente da residência de Paulo, que estava fechada. Paulo retornou à sua residência oito horas após a consumação do roubo, tendo sido preso em flagrante, de posse do celular da vítima.

Diante dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra "d)". O caso é, efetivamente, de flagrante impróprio ou presumido. Aplica-se o art. 302, IV do CPP: Art. 302.  Considera-se em flagrante delito quem: IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração.
Entendo que a equipe que estava à espreita de Paulo não estava a sua procura e sim a sua espera , logo acredito que ele não foi encontrado por essa equipe para que se caracterize o flagrante presumido pois para se encontrar deve-se procurar , e a equipe que o prendeu estava esperando o seu retorno para  lhe surpreender.Acho que seria flagrante presumido se quem o encontrasse fosse a equipe que fez buscas na região para encontra-lo.
Alguém poderia me tirar essa dúvida?
Letra D

Flagrantes (em poucas palavras)
1.    Próprio  - está cometendo o delito;
2.  Impróprio  - Com perseguição logo após o delito;
3.  Presumido - Logo após e com instrumento do crime, armar, obejeto ...
4.  Compulsório  ou obrigatório - o  agente tem o dever de prender;
5. Facultativo - Qualquer do povo;
6. Provocado ou preparado - É caso de crime putativo (só na aparência)
7. Prorrogado ou retardado - O agente espera o melhor momento ( lei de drogas e de crime organizado);
8. Forjado- O policial coloca a droga e depois prende;
9. Esperado - O agente fica na tocaia aguardando o meliante.
Caro Rafael. A questão é clara em afirmar que a perseguição não se acabou. Dessa forma fica caracterizado o flagrante presumido, pois o mesmo se encontrava na posse do referido celular.
Penso assim:
D, flagrante presumido, pois Paulo foi preso logo depois de cometer o delito, com o objeto(no caso o celular) que faz presumir ser ele o autor da infração penal. Não seria flagrante esperado, pois este só ocorreria se na hora do roubo, uma equipe que sabia que o crime estava na iminência de ocorrer passasse no local e impedisse o crime.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo