O regime jurídico dos contratos administrativos instituído ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1655950 Direito Administrativo
O regime jurídico dos contratos administrativos instituído pela Lei geral de Licitações (Lei 8666/93) confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado. Essa condição representa _____, e se dá quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos (_____) e quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos pela referida lei (_____). Preenchem corretamente as lacunas do texto, nessa ordem, os termos:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A presente questão versa acerca do contrato administrativo, devendo o candidato ter conhecimento da Lei 8.666/93.

I (__) Alteração unilateral: A Administração Pública pode fazer alterações durante a execução contratual de forma unilateral, vale dizer, independentemente da vontade do contratado.

II (__) Alteração QUALITATIVA: Ocorre quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos.

III (__) Alteração QUANTITATIVA: Ocorre quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos pela lei

Complementando!

Lei 8.666/93, Art. 65, § 1o- Os limites para acréscimos ou supressões de forma unilateral nos contratos administrativos são fixados, em regra, em até 25% do valor inicial atualizado do contrato. Porém, no caso específico de reforma de edifício ou de equipamento, até 50% para seus acréscimos, ficando as supressões, nesse último caso, no percentual de até 25%, que é a regra.

Alterações de valores nos contratos administrativos!

- Reajuste (tem lugar quando sofrem variação os custos da produção dos bens ou da prestação dos serviços). É uma fórmula preventiva normalmente utilizada pelas partes já no momento do contrato, com vistas a preservar os contratados dos efeitos do regime inflacionário. As partes estabelecem no instrumento contratual um índice de atualização idôneo a tal objetivo. Precisa de previsão no contrato. Diferentemente da revisão.

- Revisão ou recomposição de preços: Ocorre quando o equilíbrio econômico-financeiro é rompido por um fato superveniente à celebração do contrato, de natureza imprevisível, ou previsível, mas de consequências incalculáveis e visa seu restabelecimento. Dá-se por meio de termo de aditamento de contrato, na exata proporção do desequilíbrio comprovado documentalmente pela contratada. (art. 65, II, “d" da Lei 8.666/93). Feito por acordo das partes.

Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lei n.º 8.666

Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

I - unilateralmente pela Administração: (cláusulas exorbitantes)

a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos; (alteração qualitativa)

b) quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei; (alteração quantitativa)

GAB: A

GABARITO > LETRA A

artigo 65 da Lei 8666/93 os contratos regidos por essa lei poderão ser alterados com as devidas justificativas :

De Forma unilateral pela própria administração ( Cláusula exorbitante )

A) Modificações Técnicas ou seja no projeto > alteração de ordem qualitativa

B) Decorrência de acréscimos ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos em lei > alteração de ordem quantitativa.

Questãozinha poderia ter sido redigida de modo mais claro.

Olá pessoal, alguém poderia me ajudar nesse entendimento?

a prerrogativa de modificá-los, unilateralmente --> não poderia ser entendida como Supremacia do interesse público??

Maguelim Concurseiro, sim. A supremacia do interesse público é o que confere à Administração a prerrogativa das cláusulas exorbitantes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo