Os tipos relativamente estáveis de enunciados definidos no ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374904 Português
Leia o texto para responder à questão.

    Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana, o que não contradiz a unidade nacional de uma língua. A utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana. O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo (temático) e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua – recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais –, mas também, e sobretudo, por sua construção composicional. Estes três elementos (conteúdo temático, estilo e construção composicional) fundem-se indissoluvelmente no todo do enunciado, e todos eles são marcados pela especificidade de uma esfera de comunicação. Qualquer enunciado considerado isoladamente é, claro, individual, mas cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados.
(Bakhtin, 1992)
Os tipos relativamente estáveis de enunciados definidos no texto correspondem ao que Bakhtin concebe como
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D Gêneros do discurso

Gabarito D

Os gêneros do discurso, textos formais, textos informais, textos verbais, textos não-verbais, texto visual, textos didáticos, poema, texto literário, textos de diferentes ramos do conhecimento.

Já nos disse Bakhtin, filósofo russo, que todas as esferas de atividade humana estão ligadas pela palavra. E que cada esfera destas produz seus repertórios de discursos relativamente estáveis (os gêneros do discurso).

Qual é a diferença entre gêneros textuais e gêneros do discurso?

Segue no texto: "O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo (temático) e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua – recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais –, mas também, e sobretudo, por sua construção composicional.

Os gêneros textuais são mais restritos do que os tipos textuais.

como exemplo temos o tipo textual NARAÇÃO que pode se subdividir em gêneros como: conto ou noticia.

gênero do discurso está contido na tipologia textual. Ex de tipologia : narração, descrição, injuntiva e etc. Ex de gênero do discurso: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de condomínio, horóscopo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo