Observe o gráfico a seguir.(THÉRY, H.; MELLO, N. A. Atlas do...
Observe o gráfico a seguir.
(THÉRY, H.; MELLO, N. A. Atlas do Brasil
– Disparidades e dinâmicas do território, 2010. Adaptado)
A partir da análise da evolução temporal (1940-2000) do
total da população rural e urbana no Brasil, expressa no
gráfico, é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A urbanização se refere ao crescimento da população e do território urbano em relação ao rural. O Brasil teve por uma urbanização rápida e desordenada. A falta ou ineficiência de um planejamento urbano acarretou em vários problemas socioambientais. Ela ocorreu desigualmente e se concentrou nas regiões sudeste e sul. A Geografia Urbana busca compreender os fenômenos associados a produção e a reprodução dos espaços urbanos.
A- Incorreta- No período analisado, a população rural reduziu principalmente devido à modernização da agricultura, concentração fundiária, oportunidades de trabalho nas cidades e busca por melhor condição de vida.
B- Incorreta- O Brasil não é um país povoado porque a população está distribuída desigualmente no território. Ele é considerado um país populoso, tendo a quinta maior população do mundo.
C- Incorreta- A população rural reduziu pelos atrativos e pela busca de melhores condições de vida nas cidades, que impulsionou a urbanização. O campo foi afetado pela mecanização agrícola e pela concentração de terra.
D- Incorreta- Na década de 60, a população urbana está crescendo e se torna superior à rural na década de 70. Somente na região sudeste, a população urbana é maior que a rural na década de 60, pois nas outras regiões ainda predominava a rural.
E- Correta- A partir de 1960, ocorre um crescimento da população urbana e em 1970 a população urbana ultrapassa a rural. O crescimento vegetativo ou natural, ocorre quando o número de nascimentos é superior ao de mortes e isso ocorre nas cidades aliado ao êxodo rural, este influenciado principalmente pela modernização no campo e concentração fundiária.
Gabarito do Professor: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra E
O ponto de inflexão (momento do gráfico de mudança de padrão) demonstra o aumento do crescimento vegetativo (diferença entre o número de nascidos e o número de mortes) e êxodo rural (saída da população do campo para cidade).
Primeira vez que vejo o termo "citadino". Para quem não sabe, significa relativo a quem mora na cidade.
A alternativa correta é: E - o ponto de inflexão, na década de 1960, pode ser compreendido pelo crescimento vegetativo dos citadinos e pelo êxodo rural.
No gráfico, o ponto de inflexão corresponde à transição em que a população urbana supera a população rural, por volta da década de 1960. Essa mudança é explicada por dois fatores principais:
- Êxodo rural: Grandes migrações de pessoas do campo para as cidades, motivadas pela modernização agrícola, mecanização e busca por melhores condições de vida e trabalho.
- Crescimento vegetativo urbano: A população urbana crescia rapidamente devido às taxas de natalidade e à melhoria das condições de saúde e infraestrutura nas cidades.
- "Citadino". Para quem não sabe, significa relativo a quem mora na cidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo