Uma organização que possua uma clara estrutura de governança...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - Certo
A assertiva está correta porque em uma organização com uma estrutura de governança corporativa bem definida, existe um conjunto de práticas e relações entre os diversos atores envolvidos (stakeholders, conselho de administração, direção, auditores e outros) com o objetivo de melhorar a performance e garantir a transparência, o que naturalmente inclui a existência de um sistema de controles internos.
Os controles internos são mecanismos de monitoramento e avaliação constantes, que visam assegurar que a empresa atinja seus objetivos, prevenir fraudes, promover o uso eficiente dos recursos, e garantir a confiabilidade dos dados financeiros. Esse sistema de controles pode ser dinâmico e adaptativo, ou seja, capaz de evoluir conforme a organização cresce e o ambiente externo se altera. Isso significa que, dependendo do nível de maturidade da organização, os controles podem ser mais ou menos complexos ou sofisticados.
Uma empresa em estágios iniciais de desenvolvimento pode ter controles internos mais simples que vão se tornando mais robustos e integrados à medida que a empresa cresce e enfrenta mais riscos e complexidade em suas operações. Assim, a afirmação de que os controles internos podem variar em função do nível de maturidade vivido pela empresa está correta, refletindo a capacidade de uma organização em adaptar-se e melhorar continuamente seus processos e estruturas de governança.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Certo. Na iniciativa privada a governança corporativa representa o modo como asorganizações são administradas e controladas, e como interagem com as partes interessadas. Inclui políticas, estratégia e cultura, e orienta-se pelos princípios
da transparência, equidade, responsabilidade por resultados, cumprimento das normas e accountability. De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa o conselho de administração é o guardião do sistema de governança. Governança pública, no entanto, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Segundo Bresser Pereira (1998), “governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”. Governança relaciona-se com a competência técnica, que abrange as capacidades gerencial, financeira e técnica propriamente dita, e tem nos agentes públicos, em sentido amplo, e nos servidores públicos, em sentido estrito, a sua fonte de origem. “Existe governança em um Estado quando seu governo tem as condições financeiras e administrativas para transformar em realidade as decisões que toma.”
NA SEARA PÚBLICA, A GOVERNANÇA ESTÁ RELACIONADA COM A CAPACIDADE DE AÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO EFICIENTE E EFICAZMENTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, OU SEJA, CAPACIDADE DE GOVERNAR PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO.
JÁ QUANTO Á AUTOREGULAÇÃO É O MECANISMO FUNDAMENTAL QUE ESPONTÂNEA OU NATURALMENTE GOVERNA AS RELAÇÕES ENTRE AS PARTES E SUAS ATIVIDADES, MANTENDO O SISTEMA EQUILIBRADO E ESTÁVEL ANTE AS PERTURBAÇÕES PROVINDAS DO AMBIENTE EXTERNO.
PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DA ATIVIDADE REGULATÓRIA, A ADMISTRAÇÃO PÚBLICA ADOTA O SISTEMA DE AUTORREGULAÇÃO PARA DETERMINADAS ATIVIDADES; EVITANDO, ASSIM, A CENTRALIZAÇÃO EXCESSIVA DO PODER DE EDITAR NORMAS E FISCALIZAR SEU CUMPRIMENTO.
GABARITO CERTO
GABARITO: CERTO.
Não entendi o enunciado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo