Os arquivos correntes são constituídos de documentos de valor

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: FUNIVERSA Órgão: MPE-GO Prova: FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO - Arquivista |
Q71112 Arquivologia
Os arquivos correntes são constituídos de documentos de valor
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - primário.

Para entender essa questão, precisamos abordar o conceito de arquivos correntes. Arquivos correntes são aqueles em fase de uso frequente pelos seus criadores ou usuários originais, por conta da sua utilidade para as atividades correntes ou operacionais de uma organização. Esses documentos, portanto, têm valor primário, o que significa que estão diretamente relacionados com as atividades-fim ou atividades-meio para as quais foram produzidos e possuem alto grau de utilidade administrativa, legal e fiscal.

Quando falamos em valor primário, nos referimos à utilidade imediata do documento, em contraste com o valor secundário, que é atribuído a documentos que passam a ter relevância principalmente para fins históricos, de pesquisa ou culturais, após terem perdido a maior parte de sua utilidade administrativa. Portanto, documentos de arquivo corrente são essenciais para o funcionamento diário da organização e não são mantidos por seu valor histórico ou informativo a longo prazo, que seria uma característica de documentos de arquivo intermediário ou permanente.

As outras alternativas citam valores ou estágios de arquivo que não se aplicam à definição de arquivos correntes:

  • Valor secundário (Alternativa A) se refere ao interesse que o documento possa ter para futuras consultas, após cessar seu uso administrativo.
  • Valor informativo (Alternativa B) é um termo muito genérico e não se alinha diretamente com as fases do ciclo de vida dos documentos de arquivo.
  • Valor mediato (Alternativa C) não é um termo comumente usado em Arquivologia para descrever o valor dos documentos.
  • Valor histórico (Alternativa E) se aplica mais a documentos de arquivo permanente, que são preservados devido à sua importância para a história.

Com base nisso, a alternativa correta, a D - primário, é a que melhor descreve o valor dos documentos em arquivos correntes, justificando o gabarito da questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CORRENTE- primário

 

INTERMEDIÁRIO- primário

 

PERMANENTE- secundário

Os arquivos correntes sao formados por documentos com valor primario, OU SEJA, com funcao administrativa, legal e fiscal
Arquivos corrente e intermediário:  VALOR PRIMÁRIO,IMEDIATO, jurídico, administrativo, legal ou fiscal.

Arquivo permanente: VALOR SECUNDÁRIO, MEDIATO, histórico probatório, histórico informativo.
Em um arquivo corrente e intermediário, o valor é primário porque ele guarda documentos que reflete a finalidade, a atividade, do órgão que o criou. Por isso apresenta como sinônimos as expressões administrativo, legal, fiscal, jurídico. O uso é funcional/administrativo.

Já nos arquivos permanentes, que possuem valor secundário, a guarda é devida por conta do valor histórico (documental). Os fins, portanto, são diversos daqueles para os quais foram criados. Por isso as expressões secundário, permanente, mediato. 

Gabarito: D

 

O documento tem valor primário quando ainda possui valor administrativo.

Quando cessa totalmente o seu valor administrativo, e acaba o seu prazo prescricional, ele é eliminado.

Se o documento tiver valor secundário (histórico), ele é imprescritível, e será recolhido ao arquivo permanente, e lá será preservado para sempre.

Portanto, os arquivos correntes e intermediários são constituídos de documentos de valor primário (administrativo).
 

Renato Valentini - Arquivologia para Concursos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo