Consiste em redes globais de migração dotadas de grande coes...
(HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial, 2006, p.148. Adaptado)
Os autores discutem no excerto o conceito de
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa C: diáspora.
Vamos entender melhor esse conceito e analisar por que ele é o correto e os demais não são:
Quando o enunciado fala sobre "redes globais de migração dotadas de grande coesão interna" proporcionada por "laços étnico-culturais" e "fortes laços culturais, econômicos e políticos", ele descreve perfeitamente o conceito de diáspora. A diáspora refere-se à dispersão de um povo ou grupo étnico pelo mundo, mantendo uma forte conexão cultural e social, independentemente da distância geográfica. Um exemplo clássico é a diáspora judaica, mas esse conceito pode ser aplicado a vários outros grupos.
Agora vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A - migração: Embora a migração envolva a movimentação de pessoas de um lugar para outro, ela não necessariamente implica a manutenção de laços étnico-culturais fortes entre os migrantes espalhados pelo mundo. Migração é um termo muito mais amplo e genérico.
Alternativa B - segregação racial: Esse conceito refere-se à separação de pessoas com base em raça, levando à desigualdade e discriminação. Não se trata de redes coesas de migração ou de laços étnico-culturais mantidos através das áreas de dispersão.
Alternativa D - transumância: A transumância é um tipo de migração sazonal usada principalmente por comunidades pastoris que movem seus rebanhos entre pastagens de verão e inverno. Não tem relação com a coesão étnico-cultural descrita no enunciado.
Alternativa E - migração pendular: Refere-se ao movimento diário ou frequente de pessoas entre áreas urbanas e suburbanas ou entre cidades próximas, geralmente por razões de trabalho ou estudo. Este conceito não abrange a ideia de redes globais e laços étnico-culturais.
Portanto, a alternativa diáspora é a que melhor se alinha com a descrição dada no enunciado, pois captura a essência da dispersão de um grupo étnico ou cultural pelo mundo, mantendo uma conexão interna forte e coesa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Diáspora: é a rápida dispersão de um grupo populacional de um território. Em geral, essa migração é involuntária ou forçada. Temos como exemplos mais expressivos a diáspora africana (ocorrida por força da escravidão colonial) e a diáspora judaica (expulsão dos judeus da Palestina pelo Império Romano).
Fonte: Mundo Escola
DIÁSPORA:
dispersão de um povo em consequência de preconceito ou perseguição política, religiosa ou étnica.
dispersão dos judeus, no decorrer dos séculos, por todo o mundo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo