Julgue os itens subsequentes, acerca da curva de Phillips, d...
Os economistas keynesianos criticam a teoria das expectativas racionais: eles não acreditam que os indivíduos sejam capazes de utilizar as informações disponíveis de forma racional nem que os formuladores de políticas possam projetar as mudanças na demanda agregada de forma sensata.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para entender a questão proposta, precisamos explorar alguns conceitos fundamentais relacionados à curva de Phillips, expectativas racionais, e a distinção entre teorias econômicas, como a keynesiana. Vamos por partes.
Curva de Phillips: Esta curva sugere uma relação inversa entre inflação e desemprego. Ou seja, quando a inflação está alta, o desemprego tende a ser baixo, e vice-versa. Isso ocorre porque, com o aumento da demanda agregada, as empresas tendem a contratar mais trabalhadores, o que reduz o desemprego mas aumenta os preços.
Expectativas Racionais: Proposta por John Muth e popularizada por economistas como Robert Lucas, essa teoria argumenta que os agentes econômicos utilizam toda a informação disponível para formular expectativas sobre variáveis econômicas futuras, como inflação e taxas de juros. A hipótese sustenta que as pessoas não cometem sistematicamente erros ao prever o futuro econômico.
Teoria Keynesiana: Os economistas keynesianos têm uma visão mais intervencionista do papel do governo na economia, defendendo que as políticas fiscais e monetárias podem e devem ser usadas para mitigar os ciclos econômicos. Eles acreditam que os mercados não são sempre auto-reguláveis e que as expectativas racionais são uma hipótese frágil, pois os indivíduos nem sempre agem de forma totalmente racional.
No enunciado, afirma-se que "os economistas keynesianos criticam a teoria das expectativas racionais'". De fato, keynesianos argumentam que os agentes econômicos podem não ter acesso a todas as informações ou não as utilizam de maneira totalmente racional. Portanto, o item está certo ao afirmar que os keynesianos criticam essa teoria.
No entanto, o ponto crucial da questão é a afirmação de que os formuladores de políticas não podem projetar mudanças na demanda agregada de maneira sensata. Esta declaração é incorreta segundo a perspectiva keynesiana. Keynesianos frequentemente defendem o uso de políticas fiscais e monetárias para estabilizar a economia, o que implica a crença de que tais projetamentos são necessários e possíveis.
Portanto, a alternativa correta é Errado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito errado.
Os Keynesianos acreditam na capacidade dos formuladores, inclusive apontam a necessidade de intervenção do Estado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo