Entende-se por doença profissional aquela a ser adquirida o...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão se baseia na Lei Nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências, o foco da questão é a relação entre Doença do Trabalho X Doença Profissional.
Devemos encontrar a alternativa correta, quanto à definição de doença profissional.
A) Errado - Essa definição pertence a doença do trabalho, conforme seguinte redação:
Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas: II - doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.
B) Errado - essa é uma definição referente a Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), basicamente a inadequada execução da atividade com os trabalhos repetitivos, que causam danos pela utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano agravado pela falta de tempo para recuperação.
C) Correto - doenças profissionais são diretamente ligadas a determinadas atividades profissionais, a correta definição consta no seguinte texto legislativo:
Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas: I - doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;
D) Errado - texto genérico referente a exposição no ambiente ocupacional, direcionada a acidentes causados pela exposição de fatores nocivos presentes no ambiente de trabalho, que causam danos à saúde do trabalhador.
Gabarito do Professor: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lei 8213/91
Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas:
I - doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;
II - doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.
§ 1º Não são consideradas como doença do trabalho:
a) a doença degenerativa;
b) a inerente a grupo etário;
c) a que não produza incapacidade laborativa;
d) a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.
A) em função das relações especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.
(doença do trabalho)
B) em resposta à inadequada execução da atividade de trabalho desenvolvida.
(acidente de trabalho típico)
C) em razão do próprio exercício do trabalho, sendo peculiar a determinada atividade.
(doença profissional)
D) em decorrência da exposição de fatores nocivos presentes no ambiente de trabalho.
(doença do trabalho)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo