Frontispício de Nova Lusitania, Historia de Guerra Brasilica...
Frontispício de Nova Lusitania, Historia de Guerra Brasilica (1675, Lisboa), de Francisco de Brito Freire.
Com relação às invasões holandesas do século XVII, e com base na análise do frontispício, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As invasões holandesas se inserem no quadro das relações internacionais entre os países europeus, disputando o controle do comércio do açúcar.
( ) A capitulação holandesa, em 1654, imposta pelo poderio português, é objeto de propaganda no frontispício mediante a sobreposição do escudo da Restauração a um mapa que alude aos domínios do Império ultramarino português.
( ) A especificidade do conflito em terras coloniais, marcado pelo uso de emboscadas com pequenos grupos, em constante movimento, está indicada na referência à “guerra brasílica” no título da obra.
As afirmativas são, respectivamente,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Sobre as invasões holandesas do século XVII, vamos definir se as afirmativas são verdadeiras ou falsas:
(V) - As invasões holandesas no Nordeste brasileiro, que ocorreram entre 1624 e 1654, foram parte das disputas econômicas e geopolíticas entre potências europeias, como Portugal e Holanda, pelo controle do comércio lucrativo do açúcar. Os holandeses, por meio da Companhia das Índias Ocidentais, buscavam substituir o monopólio português no comércio de produtos tropicais, em especial o açúcar, que era a principal mercadoria da economia colonial brasileira na época. A luta pelo controle do açúcar foi um dos principais motores das invasões holandesas.
(V) - Em 1654, os holandeses foram definitivamente expulsos do Brasil pelos portugueses, após uma série de batalhas e a resistência da população local. O frontispício de algumas obras portuguesas daquela época, especialmente as de caráter propagandístico, exaltava essa vitória como parte da Restauração Portuguesa de 1640, quando Portugal se libertou do domínio espanhol. O uso de símbolos, como o escudo da Restauração sobre mapas dos territórios ultramarinos, era uma forma de glorificar o triunfo português e reforçar a imagem de um império ultramarino renovado e soberano.
(V) - A chamada "guerra brasílica" se refere ao estilo de combate que ocorreu no Brasil colonial durante as invasões holandesas, caracterizado pelo uso de táticas de guerrilha. Pequenos grupos de colonos, indígenas e afrodescendentes realizavam emboscadas e ataques rápidos contra as forças holandesas. Essas táticas de guerrilha, com constantes movimentos de pequenos grupos, foram essenciais para o sucesso da resistência local. Esse tipo de conflito é distinto das guerras europeias convencionais, que geralmente envolviam grandes exércitos e batalhas campais.
Gabarito – Letra D
Referência:
Schwarcz, Lilia Moritz, and Heloisa Murgel Starling. Brasil: uma biografia: Com novo pós-escrito. Editora Companhia das Letras, 2015.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo