A figura a seguir representa uma onda senoidal P, de amplitu...
A figura a seguir representa uma onda senoidal P, de amplitude Ao, propagando-se no meio 1, no sentido +x, incidindo na interface com o meio 2. A interface está na posição x = 0.
As densidades e as velocidades de propagação são ρ e V. As setas brancas representam a direção de propagação e as setas pretas representam o deslocamento das partículas.
Analise as afirmativas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As vibrações das ondas sísmicas são grandezas vetoriais. O deslocamento de qualquer partícula, em função de x e do tempo, será positivo se a partícula tiver se deslocado para cima (sentido positivo do eixo x), e negativo se o deslocamento tiver sido para baixo.
( ) O sinal das amplitudes máximas Ao, A1 e A2, no entanto, dependem de uma convenção. Há duas convenções comuns para o sinal da amplitude de uma onda P: a amplitude é positiva se o deslocamento for no mesmo sentido do eixo x do sistema de coordenadas de referência. Nessa convenção, os deslocamentos na figura seriam Ao e A2 > 0, e A1 < 0, e a amplitude da onda P é positiva se o deslocamento for no mesmo sentido da propagação da onda. Neste caso, Ao, A2, e A1 > 0.
( ) Podemos definir coeficientes de reflexão e de transmissão em termos de amplitude dos deslocamentos ou em termos de fluxo de energia. O coeficiente de reflexão R é igual ao fluxo incidente/fluxo refletido e o coeficiente de transmissão T é igual ao fluxo incidente/fluxo refletido. Podemos afirmar que R e T dependem de qual meio (1 ou 2) vem a onda incidente.
As afirmativas são, respectivamente,