No âmbito do Campo artístico-literário, trata-se de possibil...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374934 Português
No âmbito do Campo artístico-literário, trata-se de possibilitar o contato com as manifestações artísticas em geral, e, de forma particular e especial, com a arte literária e de oferecer as condições para que se possa reconhecer, valorizar e fruir essas manifestações. Está em jogo a continuidade da formação do leitor literário, com especial destaque para o desenvolvimento da fruição, de modo a evidenciar a condição estética desse tipo de leitura e de escrita. Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura. (BNCC)
Comparando os objetivos para o ensino de literatura delineados com a perspectiva de Lígia Chiappini de Moraes Leite (“Gramática e Literatura: desencontros e esperanças”, em: Geraldi, 1997), conclui-se que a literatura deve funcionar em um projeto de educação
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Assertiva B

crítico e transformador da sociedade.

 modo a evidenciar a condição estética desse tipo de leitura e de escrita. Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura

Fui no chute e acertei !

Pensei, a educação no Brasil esta com uma Ideologia Crítica/Radical Marxista.

Assertiva B

crítico e transformador da sociedade

(..) Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura.

Fiquei entre a E e a B, o que matou a questão pra mim foi esse leitor-fruidor ser mais crítico do que contundente. Como toda literatura requer uma interpretação e bagagem cultural para inferir algo, ser contundente seria ser muito objetivo nos apontamentos.

é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura. 

GABARITO: B

A literatura deve funcionar como um projeto de educação:

Crítico> "No âmbito do Campo artístico-literário, trata-se de possibilitar o contato com as manifestações artísticas em geral, e, de forma particular e especial, com a arte literária e de oferecer as condições para que se possa reconhecer, valorizar e fruir (desfrutar, gozar) essas manifestações.

Um projeto crítico está relacionado ao fato de permitir que o sujeito possa reconhecer a realidade ao seu redor, e isso fica claro no excerto transcrito.

Transformador> "Está em jogo a continuidade da formação do leitor literário, com especial destaque para o desenvolvimento da fruição, de modo a evidenciar a condição estética desse tipo de leitura e de escrita. Para que (finalidade) a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo