Joana, ao apresentar o seu trabalho de conclusão de curso, ...
A professora de Joana observou corretamente, em relação ao trabalho apresentado, que um sistema assistencialista
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão reque conhecimento da Lei nº 8.742/1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências.
As alternativas B, C, D, e E não estão em consonância com o enunciado da questão.
A) CORRETA. De acordo com o “Art. 1º”, da Lei nº 8.742/1993, a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.
Gabarito da professora: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993 (LOAS)
Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.
Quando a banca não tem o que fazer e sai inventando coisas só para dificultar. Mas no fundo ela queria que o candidato chegasse à conclusão de que a assistência social não possui o caráter contributivo.
Gabarito: letra A.
Pegadinha da FGV...
Autor: Kivania Cunha, Monitor do Qconcursos , de Serviço Social
A questão solicita conhecimento da Lei nº 8.742/1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências.
As alternativas A, B, C, e D não correspondem à solicitação do enunciado.
E) CORRETA. De acordo com o “Art. 22º”, parágrafo § 1º, da Lei nº 8.742/1993, benefícios eventuais as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Suas e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. E o § 1º coloca que a concessão e o valor dos benefícios de que trata este artigo serão definidos pelos Estados, Distrito Federal e Municípios e previstos nas respectivas leis orçamentárias anuais, com base em critérios e prazos definidos pelos respectivos Conselhos de Assistência Social.
Gabarito da professora: E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo