Acerca de redes de computadores, julgue os itens a seguir.Na...
Na terminologia referente a redes DTN, bundle é uma transferência de custódia entre dois nós de um enlace, em que um nó é responsável pela entrega dos pacotes enviados ao nó de destino.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Vamos entender o contexto da pergunta sobre Redes DTN (Delay-Tolerant Networking) e o conceito de bundle.
As Redes DTN são projetadas para operar em ambientes onde a conectividade é intermitente, os atrasos são altos e as perdas de dados são frequentes. Diferente das redes tradicionais, onde a comunicação é contínua e os atrasos são mínimos, as DTNs precisam lidar com a realidade de uma comunicação não confiável e esporádica.
No contexto das DTNs, um bundle é um pacote ou um conjunto de pacotes que são transmitidos de um nó a outro. Isso foi especificamente desenvolvido para suportar a comunicação em ambientes desafiadores, onde a transferência direta e imediata de dados não é garantida.
A questão menciona que um bundle seria uma "transferência de custódia entre dois nós de um enlace, em que um nó é responsável pela entrega dos pacotes enviados ao nó de destino". Esta definição está incorreta por alguns motivos:
- Transferência de custódia: Em DTNs, a transferência de custódia é um conceito onde um nó de rede assume a responsabilidade de entregar os dados ao próximo nó até que a entrega final seja alcançada. No entanto, o bundle em si não define este processo, mas sim o comportamento de como os dados são agrupados e transmitidos.
- Responsabilidade pela entrega: No modelo DTN, a entrega dos pacotes é uma responsabilidade compartilhada entre vários nós ao longo do caminho. O conceito de custódia refere-se ao armazenamento temporário da mensagem até que ele possa ser enviado para o próximo nó.
Portanto, ao dizer que um bundle é estritamente uma transferência de custódia, a questão simplifica demais o conceito e acaba sendo imprecisa.
Para resolver essa questão, é necessário compreender bem os conceitos de DTN e bundles. Sempre que encontrar termos técnicos, procure entender não só suas definições, mas também como eles se encaixam no contexto das tecnologias de rede. Isso ajuda a interpretar corretamente as questões e a identificar possíveis armadilhas ou simplificações incorretas.
Qualquer dúvida ou ponto específico que precise de mais esclarecimento, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O DTN(Delay-tolerant Networking), utiliza o Bundle Protocol que define uma série de blocos de dados contíguos como um “maço” ou feixe (bundle) - onde cada bundle contém informação semântica suficiente para permitir que a aplicação faça progresso onde um bloco individual não faria.
Uma boa fonte sobre o assunto:
http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2011_2/rodrigo_carvalho/introdu%C3%A7%C3%A3o.html
Aonde está o erro? Alguém saberia responder?
O custodiante é a parte responsável por verificar se o bundle foi entregue. Na Internet, o nó de origem normalmente é o custodiante, pois é o nó que retransmite se os dados não forem entregues ao destino. Porém, em uma DTN, o nó de origem pode nem sempre estar conectado, e pode não ter como saber se os dados foram entregues. As DTNs lidam com esse problema usando a noção de transferência de custódia, em que outro nó, mais próximo do destino, pode assumir a responsabilidade por verificar se os dados foram entregues com segurança. Por exemplo, se um bundle for armazenado em um avião para encaminhamento em outro momento e local, o avião pode se tornar o custodiante do bundle.
fonte: tanenbaum, 5ªedição
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo