Caso o cirurgião-dentista constate a existência de maior nú...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1372691 Odontologia

        Um homem de dezoito anos de idade foi encaminhado ao serviço de cirurgia bucal com indicação de algumas extrações. Na anamnese, ele relatou possuir uma síndrome cuja manifestação bucal se dava por meio de má-formação dentária. No entanto, não sabia explicar exatamente qual era o seu problema, por isso o cirurgião-dentista realizou exames para averiguar a condição bucal e a provável hipótese diagnóstica do paciente.


Com referência a esse caso clínico, julgue o item subsecutivo.

Caso o cirurgião-dentista constate a existência de maior número de dentes nos arcos dentários, o problema estará relacionado à geminação dentária.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é E - errado.

Vamos entender melhor o motivo:

A questão aborda uma situação clínica onde um jovem apresenta uma condição associada à má-formação dentária, e o cirurgião-dentista precisa diagnosticar a situação. A afirmação do item é que, caso seja constatado um maior número de dentes nos arcos dentários, o problema estaria relacionado à geminação dentária.

Geminação dentária é uma anomalia do desenvolvimento dentário que ocorre quando um único germe dentário tenta se dividir, resultando em um dente com aparência de dois, mas com apenas uma raiz. Isso geralmente não aumenta o número total de dentes na arcada. Por isso, se há um aumento no número de dentes, a geminação não seria a causa.

O aumento no número total de dentes na arcada é mais comumente associado a dentes supranumerários, que é uma condição onde há dentes adicionais além do número usual em uma arcada dentária, sendo uma característica associada a outras condições sindrômicas, como a displasia cleidocraniana.

Portanto, a afirmação da questão está incorreta, uma vez que a má-formação associada a dentes supranumerários não deve ser confundida com geminação dentária.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O problema estará relacionado à hiperdontia.

GABARITO: ERRADO

Em geral, os dentistas iniciam o diagnóstico com uma inspeção visual. Para determinar se o dente é geminado ou fundido, o dentista pode precisar contar o número de dentes na boca. Pessoas com dentes geminados têm a quantidade normal de dentes, já que o dente de tamanho grande é contado como um só, enquanto as pessoas com fusão dentária parecem ter menos dentes. É interessante notar que na fusão, o número de dentes na cavidade bucal pode aparecer em menor quantidade, já que dois germes dentais resultam em um único dente.

Supranumerários

Geminação: A geminação é uma anomalia onde o germe de um dente tenta se dividir. O processo de divisão ocorre na porção coronária e pode ser parcial ou total (ficando evidente a presença de duas coroas). O dente apresenta raiz e conduto radicular único. Mais comumente observado na dentição decídua (de leite). Não há alteração no número de dentes.

Concrescência: Nesse tipo de união dentária, a ligação se dá através do cemento (raízes) e não há união da porção dentinária. Mais frequente em terceiros molares.

Fusão: Ocorre quando os germes dentários se fundem, gerando um único dente. Na fusão, normalmente, são observados dois condutos radiculares distintos. Pode ocorrer de forma parcial ou total. É mais comum em dentição decídua (de leite) e há a diminuição na contagem dos dentes, visto que dois dentes viraram um.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo