No que se refere à Lei n. 8.666/1993, analise os itens a se...
I – No caso de desfazimento do procedimento licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa.
II – A anulação ou revogação da licitação não pode ser realizada de ofício, ainda que por motivo de ilegalidade.
III – Toda anulação de procedimento licitatório gera obrigação de indenizar.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO A
Respostas na lei 8666
I - art 49 § 3 No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa.
II - Art. 49. A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.
III - Art. 59. A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos.
Parágrafo único. A nulidade não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada e por outros prejuízos regularmente comprovados, contanto que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.
SIGAM @VASTUDAR NO INSTAGRAM
GABARITO: A
I - CERTO: Art 49, § 3 No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa.
II - ERRADO: Art. 49. A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.
III - ERRADO: Art. 59. Parágrafo único. A nulidade não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada e por outros prejuízos regularmente comprovados, contanto que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.
GABARITO - A
POREM , A BANCA GENERALIZOU .... EM CASO DE DESFAZIMENTO DO PROCEDIMENTO LICITATORIO POR REVOGAÇÃO , ANTES DA HOMOLOGAÇÃO E DA ADJUDICAÇÃO , NÃO ENSEJA CONTRADITORIO E AMPLA DEFESA VISTO QUE NÃO GEROU DIREITO SUBJETIVO
Se desfazer a licitação antes da homologação, não haverá contraditório e ampla defesa..
"Art. 49. (...) § 1 A anulação do procedimento licitatório por motivo de ilegalidade NÃO gera obrigação de indenizar, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 desta Lei."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo