Havendo suspeita de fratura do processo coronoide, o profis...
Uma jovem de dezesseis anos de idade, vítima de acidente automobilístico, sofreu traumatismo na região da face. Diante do quadro de urgência, o cirurgião-dentista, para melhor se orientar, solicitou alguns exames radiográficos.
Considerando esse caso clínico, julgue o item a seguir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
A questão aborda o diagnóstico de fraturas faciais, especificamente a fratura do processo coronoide, que pode ocorrer devido a traumas na região facial, como em acidentes automobilísticos. Para resolver essa questão, é necessário compreender quais projeções radiográficas são mais adequadas para visualizar certas áreas do crânio e da face.
Alternativa Correta: C - certo
A fratura do processo coronoide pode ser diagnosticada utilizando a projeção de Waters (occipitomentoniana). Esta técnica é eficaz para visualizar estruturas da face, incluindo os seios maxilares, a órbita e o processo coronoide da mandíbula, que é a parte do maxilar que se articula com o crânio. Portanto, a afirmação de que o profissional pode obter imagens satisfatórias do processo coronoide por meio da projeção de Waters está correta.
Análise das Alternativas Incorretas:
Se a alternativa fosse "E - errado", significaria que a projeção de Waters não seria adequada para visualizar o processo coronoide, o que não é verdade. Outras projeções radiográficas, como a projeção panorâmica ou lateral, também podem ser utilizadas, mas a projeção de Waters é uma das principais para identificar lesões nesta região.
Com base na descrição da projeção e suas aplicações, a alternativa correta é realmente C - certo, pois a questão está de acordo com as práticas radiográficas para avaliação de fraturas faciais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
WATERS (P.A. DOS SEIOS DA FACE, MENTONASO, P.A. DOS SEIOS PARANASAIS)
- O filme radiográfico é colocado na frente do paciente e perpendicular ao plano sagital.
- O feixe central dos raios X é perpendicular ao filme radiográfico e centralizado na área dos seios maxilares.
- De muita utilidade na visualização das seguintes estruturas:
- Seio maxilar
- Processo coronoide
- Órbita
- Osso zigomático
- Média utilidade para visualizar:
- Arco zigomático
- Ossos nasais
- Cavidade nasal
- Seio frontal
- Seio etmoidal
OBS.: Dos seios paranasais, apenas o seio esfenoidal não pode ser visualizado adequadamente por essa técnica.
QUESTÃO: Havendo suspeita de fratura do processo coronoide, o profissional poderá obter imagens satisfatórias por meio da projeção de Waters. CERTO. Outra técnica que pode ser indicada em caso de suspeita de fratura do processo coronoide é LATERAL OBLÍQUA DO RAMO DA MANDÍBULA. Essa técnica é de muita utilidade na visualização das seguintes estruturas: ramo mandibular, processo coronoide e colo do côndilo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo