Com relação aos procedimentos odontológicos de antissepsia e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1372699 Odontologia

Com relação aos procedimentos odontológicos de antissepsia e profilaxia, julgue o item a seguir.


A vacinação e a administração de imunoglobulina anti-hepatite estão entre os procedimentos profiláticos que devem ser adotados nos casos em que membros da equipe de saúde estiverem expostos a paciente fonte de contaminação do vírus da hepatite C.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

Vamos entender por que a alternativa é considerada errada. A questão se refere a procedimentos profiláticos em casos de exposição ao vírus da hepatite C. É fundamental compreender que, para a hepatite C, atualmente não existe vacina disponível no mercado. Além disso, também não se administra imunoglobulina como medida profilática para evitar a infecção após exposição ao vírus da hepatite C.

A hepatite C é uma infecção viral que afeta o fígado e é transmitida principalmente através do contato com sangue infectado. Em ambientes de saúde, como clínicas odontológicas, os profissionais estão em risco de exposição a este vírus, especialmente em situações de acidentes com perfurocortantes.

Para a hepatite B, por outro lado, existe uma vacina eficaz e, em casos de exposição, a administração de imunoglobulina anti-hepatite B pode ser indicada como medida profilática. Essa distinção entre os procedimentos para hepatite B e C é essencial para evitar erros em práticas de biossegurança.

Portanto, a afirmação na questão está incorreta pois sugere procedimentos que não se aplicam à hepatite C, evidenciando a importância de conhecer as medidas corretas e atualizadas de profilaxia para diferentes tipos de hepatite.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e uma epidemia mundial – por exemplo, atinge cinco vezes mais pessoas que o HIV/Aids. Apesar de ser extremamente grave, já que pode causar cirrose, câncer de fígado e levar à morte, a doença ainda não tem vacina e sua principal forma de transmissão é o contato com sangue contaminado, inclusive por meio de relações sexuais desprotegidas.

HEPATITE C:

✅ Vias de transmissão (parenteral, sexual, vertical, sangue contaminado, compartilhamento de agulhas, seringas e cachimbos, falha de esterilização)

⚠️ Não é transmitida pelo leite materno, comida, água ou pelo contato casual (abraçar, beijar e compartilhar alimentos ou bebidas com uma pessoa infectada)

✅ Sinais e sintomas são raros (80% não apresentam)

EXAME: teste rápido anti-HCV (se positivo) realiza o de carga viral HCV- RNA para confirmar a infecção

⚠️ Risco após exposições percutâneas com sangue contaminado pelo HCV = 1,8%

(variando de 0 a 7%)

⚠️ NÃO EXISTE VACINA

Pode sobreviver em superfícies por até uma semana (temperatura ambiente)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo