Atente às assertivas abaixo acerca dos textos acima e respon...
Atente aos textos abaixo para responder às questões de 1 a 3.
Texto I
O Estado, compreendido como 'Estado Ético', (...) ganha, em face da mencionada crise atual de legitimidade do Estado, uma importância cada vez maior. Nesse sentido, acreditamos que uma reflexão sobre o modelo hegeliano de Estado, em seu conceito, se apresenta como alternativa possível, no sentido em que o filósofo compreende o 'Estado Ético' como aquele que se efetiva no e através do povo, considerando que tal Estado é uma expressão autêntica dos hábitos e costumes do espírito do povo, do que ethos evolui para a forma da lei, conduzindo o indivíduo ao reconhecimento de si próprio na instituição estatal, que é na sua forma imediata, a constituição ou direito estatal interno. De modo que ao reconhecer-se na lei, que representa o universal, o sujeito ético se dá efetividade pelo exercício de seus direitos e deveres, ou em outras palavras, pelo exercício da cidadania.
Essa oportunidade de efetivação do assim chamado Estado Ético, que distinguiremos do Estado de Direito característico da modernidade, torna-se necessária a uma realidade social extremamente carente de reconhecimento de si mesma na figura do Estado, enquanto o todo que “suprassume” as partes, mas sem substitui-las, ou seja, levando o Estado à efetividade através da ação cidadã, como única possibilidade de realização do sujeito em e para si, na medida em que retira do próprio do povo suas leis. ethos Desta forma, Hegel nos afirma que
o Estado é a realidade efetiva da ideia ética – o Espírito ético enquanto vontade substancial, revelada,
clara a si mesma - que se pensa e se sabe, que executa o que sabe e na medida em que o sabe. Tem a sua
existência imediata nos costumes, sua existência mediata na consciência de si, no saber e na atividade do
indivíduo, do mesmo modo que, por sua convicção, o indivíduo possui sua liberdade substancial nele que
é sua essência, seu fim e o produto de sua atividade. (HEGEL, 2010, § 257, p. 229.Ap. SISNANDO, 2015,
p. 12).
(Disponível em: < https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/9580/2/arquivototal.pdf>. Data da consulta: 20/03/2023.Adaptado).
Texto II
Disponível em:
<https://www.google.com/search?q=charge+sobre+a+revolu%C3%A7%C3%A3o+industrial&rlz=1C1GCEA_enBR1042BR1042&oq=charge+sobre+&aqs=chro
me.2.69i57j69i64j69i59j35i39i650j0i512l4.10727j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8&bshm=nce/1#imgrc=l-bVsBPtbFM86M>Dasta da consulta: 20/03/2023.
Atente às assertivas abaixo acerca dos textos acima e responda o que se pede.
I. O fato de o texto II se enquadrar em uma categoria textual-discursiva distinta da do texto I impõe-se como uma condição necessária, no contexto situacional em análise, também de exploração de abordagem temática distinta.
II. Segundo o texto I, a constituição do conceito de Estado Ético, na perspectiva hegeliana, move-se do meio do povo até a formação do chamado Estado de Direito, este típico da modernidade.
III. Segundo o texto I, é o exercício da cidadania a consolidação plena do chamado Estado Ético hegeliano.
IV. No texto II, a inquietação da amiga de Mafalda, na segunda fala, apenas corrobora um sentimento de conformismo e acriticidade, já externado na sua primeira fala, em relação ao trabalho.
Está CORRETO o que se afirma apenas em: