Citopatologia é uma técnica de diagnóstico que examina célu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: SESACRE Prova: IBFC - 2019 - SESACRE - Biólogo |
Q1054637 Biologia

Citopatologia é uma técnica de diagnóstico que examina células de vários locais do corpo para determinar a causa ou a natureza de uma doença. As células são processadas em lâminas e examinadas microscopicamente para o diagnóstico de câncer, condições précancerosas, tumores benignos e algumas doenças infecciosas. Analise as afirmativas abaixo, e assinale a alternativa correta.

I. Existe um consenso mundial de que o câncer invasor de colo uterino pode ser evitado através do diagnóstico precoce e do tratamento das suas lesões precursoras. Para este fim, a citopatologia exfoliativa cervical corada pelo método de Papanicolaou é o exame ideal, pela sua alta sensibilidade, simplicidade e baixo custo.

II. Falso-negativos podem ocorrer em duas circunstâncias: 1) a paciente tem de fato uma anormalidade, mas as células representativas desta anormalidade não se encontram presentes nas preparações citopatológicas; 2) a paciente tem de fato uma anormalidade, e células representativas desta anormalidade se encontram presentes nas preparações citopatológicas, mas não foram detectadas ou foram mal interpretadas como nãorepresentativas de uma anormalidade presente.

III. A citopatologia é um método que se fundamenta na possibilidade de analisar as células coletadas das lesões e interpretar, à microscopia de campo claro, o esfregaço corado obtido a partir do material coletado.

IV. Entre as muitas vantagens, a citopatologia se destaca por ser rápida; de custo baixo; nãoinvasiva, pois o material é facilmente coletado; por não necessitar de anestesia infiltrativa, sendo o incômodo eliminado com a utilização de anestésico tópico; apresentar alta especificidade e sensibilidade, o que viabiliza a sua utilização como exame de rotina; minimizar a possibilidade de infecção e hemorragia em pacientes imunossuprimidos; permitir a aplicação de novas técnicas quantitativas, citomorfológicas, de imunocitoquímica e de biologia molecular, proporcionando maior precisão no diagnóstico.

Alternativas