Para cálculo de dimensionamento de armadura passiva em proje...
Para cálculo de dimensionamento de armadura passiva em projetos de estruturas de concreto armado nos estados-limite de serviço e último, pode-se usar o diagrama simplificado a seguir, válido para intervalos de temperatura entre –20°C (graus Celsius) e 150°C (graus Celsius). Observe o gráfico abaixo expresso na Norma Brasileira ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) “NBR 6118/2014 – Projeto de estruturas de concreto - Procedimento”.
Figura: Diagrama para aços de armadura passiva.
Com relação a este diagrama, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O gráfico representa um diagrama tensão-deformação.
( ) Nas ordenadas, estão marcadas a resistência característica ao escoamento, fyk, e resistência de cálculo ao escoamento, fyd.
( ) Es representa o módulo de elasticidade do aço de armadura passiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. C
Esforços atuantes na estrutura são majorados e os resistentes minorados. Logo FyD (D de Designe = calculo) < Fyk
- O gráfico representa um diagrama tensão-deformação. (V).
O gráfico mostra a relação entre a tensão (σ) e a deformação (ε) do aço. A tensão é representada no eixo vertical (ordenada) e a deformação no eixo horizontal (abscissa).
- Nas ordenadas, estão marcadas a resistência característica ao escoamento, fyk, e resistência de cálculo ao escoamento, fyd. (V).
- fyk: Resistência característica ao escoamento do aço, obtida em ensaios de tração e representa o valor mínimo garantido pelo fabricante. É um valor tabelado na norma, de acordo com a classe do aço (CA-50, CA-60, etc.).
- fyd: Resistência de cálculo ao escoamento do aço, que considera um coeficiente de segurança para garantir a segurança da estrutura. É calculada como fyk dividido pelo coeficiente de segurança γs (fyd = fyk / γs).
- Es representa o módulo de elasticidade do aço de armadura passiva.(V).
O módulo de elasticidade (Es) representa a rigidez do aço, ou seja, sua capacidade de resistir à deformação elástica. No diagrama, Es é a inclinação da reta na fase elástica do comportamento do aço. É um valor praticamente constante para todos os tipos de aço, geralmente adotado como 200 GPa (gigapascal) na NBR 6118/2014.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo