Considerando o texto e a redação de correspondência oficial,...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (14)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Toda citação literal em um texto (também em uma ata) deve vir entre aspas para indicar justamente que as palavras são de outro autor e consta na sua integra.
Forte abraço e bons estudos a todos!
Comentando as erradas:
b) Se o trecho “Não sei se o voto aberto mudaria o resultado final. O que ele mudaria seria a responsabilidade individual. Porque, com a votação aberta, você é responsável pelo seu voto. Votando sim ou não, você assume a responsabilidade pelo voto dado” constasse de um relatório administrativo, ele deveria estar com todos os verbos no pretérito perfeito, pois esse é o tempo verbal específico para relatos de fatos ocorridos no passado.
Esse tempo verbal é característico da Ata. E não tenho certeza, mas acho que o relatório não tem regra definida sobre isso. Buscando exemplos de relatório, encontrei vários no infinitivo, então já descarta essa alternativa.
c) O trecho “Com o voto fechado, a responsabilidade é difusa, pois ninguém sabe quem votou em quem e, sendo assim, todos carregam o ônus do resultado da votação”, por conter o ponto de vista do falante, pode constar da justificativa de um requerimento.
Penso que o problema é a adjetivação e também essa é uma justificativa pouco embasada para fazer parte de um requerimento, que de preferência pede fundamentos legais e provas.
d) O trecho “O voto fechado é muito ruim porque quem sai perdendo é a própria instituição” pode constar, da forma como se encontra, do fechamento de um memorando.
Fere a impessoalidade e acho que está meio informal também.
e) Para que a parte final da resposta de Schirmer apresentada no texto pudesse ser adequadamente inserida em uma exposição de motivos ou em um abaixo-assinado, o último período do seu depoimento deveria estar redigido da seguinte maneira: Não fala mal de um ou de outro deputado: Vossa Senhoria acabará penalizando vossa instituição.
Imperativo negativo de falar é "não fale"; o conectivo correto é "Não fale mal de um nem de outro"; Nos pronomes de tratamento como "Vossa Senhoria" a concordância é feita em terceira pessoa. Também me pareceu muito informal a construção da frase.
Correta Letra A!
Sucesso!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo