Com base no Código de ética dos Profissionais de Enfermagem...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão passo a passo e entender por que a alternativa C está incorreta segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
Alternativa A: Exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos é um dos direitos da relação profissional previsto no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
Essa alternativa está correta. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem realmente garante ao profissional o direito de exercer a profissão com liberdade e autonomia, e também ser tratado de acordo com princípios legais, éticos e dos direitos humanos. Isso assegura um ambiente de trabalho justo e respeitoso para o profissional.
Alternativa B: Constitui-se um dever e responsabilidade dos Profissionais de Enfermagem, fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
Essa alternativa também está correta. De acordo com o Código de Ética, os profissionais de enfermagem devem basear suas relações em princípios éticos e legais, respeitando a diversidade de opiniões e posições ideológicas. Isso promove um ambiente de trabalho ético e respeitoso.
Alternativa C: Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é direito do profissional comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.
Essa alternativa está incorreta. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem não prevê como um direito do profissional comunicar ao COREN e a outros órgãos competentes sobre infrações legais. Na verdade, comunicar infrações e irregularidades é um dever ético, e não um direito, do profissional de enfermagem. Portanto, essa afirmação está equivocada.
Alternativa D: É proibido ao profissional de Enfermagem negar assistência de enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência.
Essa alternativa está correta. O Código de Ética é bem claro ao afirmar que é proibido ao profissional de enfermagem negar assistência em situações de urgência ou emergência, garantindo assim a prestação de cuidados em momentos críticos em que a vida do paciente pode estar em risco.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Dos Deveres
Art. 28 Comunicar formalmente ao Conselho Regional de Enfermagem e aos órgãos competentes fatos que infrinjam dispositivos éticos-legais e que possam prejudicar o exercício profissional e a segurança à saúde da pessoa, família e coletividade.
Ressalva na alternativa D que se diz correta:
artigo 76: …desde que não ofereça riscos à integridade física do profissional.
(não em qualquer situação)
ex: um carro com risco de explosão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo