Sobre o preparo e a administração de medicamentos, analise a...
Sobre o preparo e a administração de medicamentos, analise as afirmativas a seguir.
I. Nem todo medicamento pode ser diluído com soro fisiológico.
II. Um medicamento prescrito para ser administrado por via sublingual não deve ser deglutido, porque o efeito desejado não será alcançado.
III. A administração simultânea de medicamentos e hemocomponentes somente é permitida quando se tratar de administração de concentrado de hemácias.
IV. Não se deve misturar medicamentos incompatíveis que tenham que ser administrados numa mesma via venosa e em um mesmo horário. Neste caso deve ser administrado um logo a seguir do outro.
Estão corretas apenas as afirmativas
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Um medicamento prescrito por via sublingual tem a sua absorção mais rápida e consequentemente a ação deseja da também, quando deglutido o efeito desejado pode não ser alcançado. Portanto a segunda afirmativa está correta.
Não é recomendável a administração simultânea de qualquer medicamento com hemoderivados e hemocomponentes. Portanto a terceira afirmativa está errada.
Não se deve misturar medicamentos incompatíveis que tenham que ser administrados numa mesma via venosa e em um mesmo horário. Nesse caso deve-se lavar o acesso venoso com água destilada entre uma medicação e outra e se possível, aguarde 10 minutos para administrar o segundo medicamento. Portanto a última afirmativa está incorreta.
Gabarito do Professor: Letra A
Bibliografia
Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Via Tópica
A medicação pode ser aplicada de forma TÓPICA, diretamente no local onde deverá agir: via dérmica, espalhada na pele; via ocular ou oftálmica, diretamente no globo ocular; via auricular ou otológica, na cavidade do ouvido; via nasal, através de gotas ou spray nasal diretamente no nariz; e vaginal e anal através de pomadas, cremes e clisteres medicamentosos, diretamente na cavidade.
Via Oral
A medicação pode ser ORAL, a forma mais comum, e pela sua simplicidade talvez seja a mais utilizada. Drágeas, comprimidos, líquidos, capsulas e geléias são as apresentações mais comuns. Com o auxílio de algum líquido, preferencialmente água, o medicamento é deglutido e assimilado pelo organismo conforme a sua cinética padrão. Em alguns casos o medicamento é apenas sorvido na boca, sendo feita a deglutição aos poucos, que é o caso da medicação Sublingual.
Via Inalação - Inalatória
A medicação poderá ser inlatória, através de aerossóis ou nebulização; ou ainda em sessões de Oxigenoterapia.
Via Parenteral - Aplicação de Injeção
A medicação poderá ser PARENTERAL, ou injetável. Nesse caso utiliza-se a via endovenosa ou intravenosa, a via Intramuscular, a via subcutânea e a via intradérmica.
Via Enteral
A medicação por via Enteral pode ser aplicada pela sonda nasogástrica, sonda nosoentérica ou por Gastrostomia. É aplicada diretamente no estômago do paciente através de sonda.
FONTE : http://www.equipeenfermagem.com.br/medicamentos.php
Itens corretos:
I. Nem todo medicamento pode ser diluído com soro fisiológico.
II. Um medicamento prescrito para ser administrado por via sublingual não deve ser deglutido, porque o efeito desejado não será alcançado.
Não é recomendável a administração simultânea de qualquer medicamento com hemoderivados e hemocomponentes
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo