Segundo dados divulgados pela Federação das Indústrias do Es...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O resultado de Santa Catarina no primeiro semestre colocou o estado como o 10º maior exportador do país, com participação de 3,6% do total de exportação brasileira. Os principais mercados de Santa Catarina continuam sendo os EUA (18,4%) e a China (13,6%).
Os EUA, vem orientando a expansão das exportações catarinenses de Motores elétricos, Partes de motor, Madeira serrada e Obras de carpintaria para construção.
Devido à desaceleração da economia chinesa, as exportações catarinenses para o país sofreram redução no primeiro semestre. Mas isso, unido ao conflito do Leste Europeu, possibilitou à Santa Catarina a diversificação e fortalecimento de outros mercados internacionais, sobretudo na União Europeia, Oriente Médio e Oceania.
O principal produto de exportação catarinense no primeiro semestre foi a Carne de aves, com 15,9% do total. Focos de influenza aviária em diversas partes do mundo, assim como a própria inflação de bens substitutos, vem garantindo ao estado catarinense aumentos na procura do produto, enquanto ocorrem quedas nos estoques mundiais. Aumentos nas vendas desse produto para países como Filipinas, Coreia do Sul, Chile e México tiveram contribuição importante para o resultado do estado.
Apesar do recuo nas vendas de Carne suína em relação ao primeiro semestre de 2021, ocasionada em parte pela normalização da produção chinesa após a crise sanitária de Peste suína africana, o produto se manteve como o segundo mais exportado do estado.
Essa queda foi amenizada pelo aumento das vendas catarinenses a outros compradores, como por exemplo, Filipinas, que passou a ser o segundo principal mercado do produto catarinense nesse semestre. O estado também aumentou as vendas para a Rússia nesse mesmo período. Esse resultado sustenta Santa Catarina como o principal exportador de Carne suína entre os estados brasileiros, com market share de 56,9% do total.
Entre os principais produtos exportados, os com os maiores aumentos no primeiro semestre do ano foram Motores elétricos e Papel kraft. As exportações catarinenses de Motores elétricos aumentaram em todos os grupos econômicos mundiais, em especial para os mercados mais exigentes, como a União Europeia.
https://observatorio.fiesc.com.br/publicacoes/economia/santa-catarina-encerra-primeiro-semestre-com-recorde-de-exportacoes#:~:text=Os%20principais%20mercados%20de%20Santa,China%20(13%2C6%25).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo