Julgue os itens a seguir, relativos a psicopatologia.Uma dif...
Uma diferença entre a ideia obsessiva e o delírio é o grau de convicção do sujeito. No delírio, o sujeito é capaz de duvidar das suas próprias ideias.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (17)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: Errado (E)
Para compreender a questão, é essencial conhecer a diferença entre uma ideia obsessiva e um delírio. Ambos são conceitos fundamentais na psicopatologia e, apesar de parecerem semelhantes, possuem características distintas, especialmente no que diz respeito ao grau de convicção do sujeito.
Idéia Obsessiva: Trata-se de um pensamento repetitivo, intrusivo e indesejado que a pessoa reconhece como irracional ou exagerado. Mesmo assim, não consegue evitá-lo. O indivíduo com ideias obsessivas está ciente do seu caráter irracional e, muitas vezes, se sente angustiado por não conseguir afastar esses pensamentos.
O Delírio, por outro lado, é uma crença falsa e persistente, mantida com forte convicção, apesar de evidências claras que a contradizem. A pessoa que delira acredita firmemente nas suas ideias e não tem a capacidade crítica de questioná-las ou duvidar delas. Portanto, ao contrário do que sugere o enunciado, no delírio o sujeito não é capaz de duvidar de suas próprias ideias.
Com base nisso, a alternativa correta é Errado (E), pois o enunciado falha ao afirmar que no delírio o sujeito é capaz de duvidar das suas próprias ideias, sendo que, na realidade, ele mantém uma convicção inabalável em suas crenças delirantes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com Karl Jasper (1987), ideias delirantes (ou delírios) são juízos patologicamente falsos, que possuem as seguintes característica externas: acompanham-se de uma convicção extraordinária, não são susceptíveis à influência e possuem um conteúdo impossível.
Já a ideia obsessiva, diferentemente da ideia delirante (delírio), é reconhecida pela pessoa como anormal, mas não condiciona o comportamento ou o faz apenas em parte.
A diferença entre os dois tipos de pensamento não está na sua convicção, mas em sua natureza. No delírio, temos uma atribuição de um significado anormal a uma percepção normal. No pensamento obsessivo, temos uma repetição involuntária de pensamento.
Delírio
Segundo Karl Jaspers (1979), as ideias delirantes, ou delírio, são juízos patologicamente falsos, dessa forma o delírio é um erro do ajuízar. Contém tais características:
1- convicção extrordinária, com uma certeza subjetiva.
2- Impossível a modificação do delírio pela experiência objetiva.
3- O seu conteúdo é impossível, não corresponde com a realidade.
4- O delírio é uma produção associal. (convicção de um só homem)
Hold on...
De acordo com Dalgalarrondo (2000), "o elemento diferencial entre essas idéias (obsessivas) e as delirantes é que, no delírio, falta a crítica ao caráter absurdo do juízo em questão" (p. 228). Portanto, nos delírios há extrema convicção das ideias, não há crítica quanto às mesmas.
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: Errado
Nos Transtornos obsessivos os níveis de insight variam do seguinte modo:
Bom ou Razoável - reconhece que as crenças não são ou podem não ser verdadeiras.
Pobre - crê que são provavelmente verdadeiras.
Delirantes - está totalmente convencido de que são verdadeiras (ou seja, também nos transtornos obsessivos é possível ter crenças delirantes e nesse nível já não há dúvidas).
fonte: aulas do gran
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo