A estabilidade da fase austenita em aços é aumentada pela a...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguns elementos tendem a deslocar as temperaturas de transformação, atuando no sentido de aumentar o campo austenítico (elementos austenitizantes ou gamagênicos) ou restringindo-o (elementos ferritizantes ou alfa gênicos) e desta maneira estabilizando a ferrita.
Letra D
No mais para agregar conteúdo, eu achei essa questão MUITO DIFÍCIL, porque o assunto não é tão simples e direto como eu comentei , após algumas pesquisas, achei isso:
Influência dos elementos de liga nas ligas ferro-carbono
Os sistemas de equilíbrio binários do ferro dividem-se em quatro categorias principais: sistemas de domínio g aberto e fechado, e sistemas de domínio g contraído e expandido. Segundo esta classificação, os elementos de liga podem influenciar o diagrama de equilíbrio de duas formas:
· Expandindo o domínio austenítico e promovendo a formação de austenita até limites de composição mais amplos, aumentando a faixa de temperatura na qual a austenita é estável – são os elementos estabilizadores de austenita;
· Contraindo o domínio austenítico e promovendo formação de ferrita até limites de composição mais amplos, restringem a formação da austenita, favorecendo a expansão do campo ferrítico – são os elementos estabilizadores de ferrita.
A forma do diagrama depende da estrutura eletrônica dos elementos de liga, o que tem a ver com as posições relativas na tabela periódica.
Classe 1: campo austenítico aberto - a este grupo pertencem elementos de liga importantes como o níquel, manganês, cobalto e os metais inertes rutênio, ródio, paládio, ósmio, irídio e platina. Tanto o níquel como o manganês, quando adicionados em concentrações suficientemente altas, eliminam por completo a fase ferro-a cúbica de corpo centrado e a substituem, até a temperatura ambiente, pela fase austenítica. Conseqüentemente, o níquel e o manganês são elementos úteis na formulação de aços austeníticos.
Classe 2: campo austenítico expandido – o carbono e o nitrogênio são os elementos mais importantes deste grupo. O domínio da fase austenítica se expande, mas seu intervalo de existência é interrompido pela formação de compostos. O cobre, o zinco e o ouro têm efeito semelhante.
Classe 3: campo austenítico fechado – muitos elementos restringem a formação do ferro austenitico, provocando a contração do campo austenítico, e originando uma pequena região designada ilha gama. O silício, o alumínio, o berílio e o fósforo, em conjunto com os elementos forte formadores de carbonetos titânio, vanádio, molibdênio e cromo se enquadram neste grupo.
Classe 4: campo austenítico contraído – a ilha gama se contrai fortemente, mas há agora formação de compostos. O principal elemento deste grupo é o boro, em conjunto com tântalo, nióbio e zircônio, todos formadores de carbonetos.
No mais, o básico é saber:
Gamagênicos : Ni, C, Mn,N
Alfagênicos: Cr, W,V, Al, Nb.
Dicas de concursos da área técnica e um excelente material, sigam esse @ConcursosMinerva e acessem o site: www.concursosminerva.com.br
veja o diagrama de schaeffler
Alguns elementos tendem a deslocar as temperaturas de transformação, atuando no sentido de aumentar o campo austenítico (elementos austenitizantes ou gamagênicos) ou restringindo-o (elementos ferritizantes ou alfa gênicos) e desta maneira estabilizando a ferrita.
Entre os elementos:
Gamagênicos estão o Ni, C, Mn,N
Alfagênicos o Cr, W,V,Al, Nb.
Outra forma de se analisar a questão: Elementos formadores de carbetos (Ti, V, Nb, W) "roubam" carbono da estrutura, fazendo com que ela tenha tendência ferrítica (estrutura alfa).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo