Sobre a composição do (3º§), analise as assertivas: I.No tr...
I.No trecho: "Compreender a mensagem, compreender-se na mensagem, compreender-se pela mensagem" - temos duplo exemplo de próclise.
II.As contrações prepositivas usadas em: "compreender-se na¹ mensagem" e "compreender-se pela² mensagem" - sugerem ideias diferentes: (1) "Fazer parte da mensagem"; (2) "A compreensão ocorre ou então é propiciada através da mensagem".
III.A série numérica da frase nominal: "eis¹ aí² os três propósitos fundamentais da leitura³" - permite identificar: - em (1 e 3) ditongos decrescentes idênticos; em (2) um advérbio de lugar dissílabo oxítono.
IV.Na expressão: "propósitos fundamentais" - temos concordância nominal de polissílabos, sendo o substantivo proparoxítono e adjetivo oxítono.
V.Os monossílabos da série: "na"; "ler"; "mas"; "só"; "de" são todos invariáveis.
Estão corretas, APENAS:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Em I, temos uma inverdade, já que a próclise se caracteriza pela colocação do pronome oblíquo antes do verbo, e o que temos no trecho destacado é um exemplo duplo de ênclise – situação na qual o pronome aparece depois do verbo – na repetição da forma verbal “compreende-se".
Já em II, há coerência nas afirmações, feitas, pois “compreender-se na mensagem" é o mesmo que “compreender-se dentro da mensagem", ou seja, fazer parte dela, ao passo que a contração “pela" em “compreender-se pela mensagem" traz uma ideia de ponto através do qual se dá a compreensão, sendo esse ponto a mensagem.
III também apresenta uma afirmativa correta, já que “eis" e “leitura" apresentam o mesmo ditongo decrescente (aquele em que primeiro surge a vogal – mais forte na entonação – e depois a semivogal – mais branda), sendo a vogal o “e" e a semivogal o “i" em ambos os casos. Já “aí", de fato, é um advérbio que indica lugar e é um dissílabo (a-í) oxítono, visto que a última sílaba (-í) é a tônica.
Em IV, também há correção nas afirmativas feitas, já que o substantivo “propósitos" concorda em número com o adjetivo "fundamentais", sendo a sílaba tônica de “propósitos" a antepenúltima, o que caracteriza tal palavra como proparoxítona, e a de “fundamentais" a última, o que faz desse vocábulo oxítono.
Por fim, V está incorreta, já que o único monossílabo da série que é invariável é a conjunção “mas". “Na" pode aparecer nas formas “no", “nas" e “nos"; “ler", se estivermos tratando da forma pessoal do infinitivo, pode ser conjugado (ler eu, leres tu, ler ele, lermos nós, lerdes vós, lerem eles); “só" pode ir pro plural “sós"; e “de" pode aparecer como “do", “da", “dos" e “das".
Assim, são corretos os enunciados presentes em II, III e IV, o que torna a alternativa C a opção correta.
Gabarito do Professor: Letra C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
essa alternativa 4 estar correta? não acredito kkkk, O adjetivo que no caso é a palavra FUNDAMENTAIS é oxítono? acho que essa questão não estar correta
pior que é verdade, amigo kk. tb estranhei
fun-da-men-tais
- Quantas sílabas tem fundamentais? 4 sílabas
- É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.
Alguém sabe pq a II e V estão erradas?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo