Considerando o princípio de funcionamento de um CLP – Contr...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O CLP pode possuir entradas digitais e analógicas. Para as entradas digitais, as quais reconhecem somente dois níveis discretos, nível alto e nível baixo, são utilizados sensores digitais, como os sensores de proximidade indutivos, capacitivos, magnéticos e ópticos.
Para as entradas analógicas, as quais reconhecem variáveis contínuas, são utilizados sensores analógicos, como os sensores ultrassônicos, potenciométricos e termopares.
Com relação às saídas, o CLP pode possuir saídas digitais e analógicas. A comutação das saídas digitais pode ser a relé ou a transistor. Nas saídas digitais, cada uma pode assumir somente duas situações, acionada e desacionada. As saídas analógicas dos CLPs fornecem aos atuadores nelas conectadas sinais elétricos variáveis (contínuos), não apenas energizando os equipamentos, mas principalmente definindo a intensidade de sua atuação no processo.
Exemplos de dispositivos acionados pelas saídas digitais são contatores, lâmpadas de sinalização, válvulas. Exemplos de dispositivos acionados pelas saídas analógicas são os inversores de frequência, equipamentos destinados ao controle da velocidade de rotação de motores de indução, de acordo com o sinal recebido do CLP.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo