As condições socioambientais que favorecem o desenvolvimento...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q243986 Enfermagem
As condições socioambientais que favorecem o desenvolvimento e a proliferação do vetor Aedes aegypti são:

I. Região com alta densidade populacional e baixa cobertura vegetal, pois as fêmeas realizam a hematofagia.

II. Presença de criadouros potenciais em domicílios, como vasos com plantas ornamentais mantidos em pratos com terra.

III. Baixa infraestrutura local sem fornecimento regular de água, razão pela qual os moradores armazenam o suprimento de água limpa em recipientes abertos.

IV. Locais com matéria orgânica em decomposição e poças de água decorrente de esgoto a céu aberto.

É correto o que consta em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, a depender de sua forma de apresentação: formas inaparentes, dengue clássico (DC), febre hemorrágica da dengue (FHD) ou síndrome do choque da dengue (SCD), podendo evoluir para o óbito.

No Brasil, a principal espécie vetora é o Aedes aegypti. Os maiores índices de infestação pelo A. aegypti são registrados em bairros com alta densidade populacional e baixa cobertura vegetal, onde o mosquito encontra alvos para alimentação mais facilmente. Outro fator importante é a falta de infraestrutura de algumas localidades. Sem fornecimento regular de água, os moradores precisam armazenar o suprimento em grandes recipientes, que na maioria das vezes não recebem os cuidados necessários e, por não serem completamente vedados, acabam tornando-se focos do mosquito. Além disso, a fêmea do Aedes aegypti costuma picar as pessoas durante o dia, para viabilizar a maturação dos ovos. Ou seja, a primeira afirmativa é verdadeira e a terceira também.

Para prevenir e controlar a dengue, a única maneira é impedir que o mosquito se prolifere, interrompendo seu ciclo de reprodução, ou seja, impedindo que os ovos sejam depositados em locais com água limpa e parada. Não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Colocar areia preenchendo o prato até sua borda ou lavar, semanalmente, com esponja ou bucha e sabão, para eliminar completamente os ovos do mosquito. Ou seja, prato com terra é uma forma de prevenir os criadouros, logo, a segunda afirmativa é falsa.

A última afirmativa também é falsa, já que para se proliferar o mosquito da dengue precisa de água parada e limpa, o que não é o caso de locais com matéria orgânica em decomposição e poças de água decorrente de esgoto a céu aberto.

Resposta C

Bibliografia

http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/oportunista.html

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Básica / - Brasília : Ministério da Saúde, 2007.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

plantas ornamentais como a bromelia acumula agua e pode proliferar o mosquito da dengue.
Hematofagia é o hábito de se alimentar com sangue.

Questões incorretas:

II. Presença de criadouros potenciais em domicílios, como vasos com plantas ornamentais mantidos em pratos com terra.  (O correto seria: pratos sem terra).

IV. Locais com matéria orgânica em decomposição e poças de água decorrente de esgoto a céu aberto. (Segundo  o Instituto Oswaldo Cruz: É importante lembrar à população que o A. aegypti deposita seus ovos preferencialmente em águas limpas. Suas larvas não conseguem sobreviver em reservatórios poluídos, com dejetos e muita matéria orgânica. Quando são encontradas larvas em poças com água contaminada, muito barrenta, em esgotos a céu aberto, em valões ou outros criadouros semelhantes, certamente não são larvas de A. aegypti. Provavelmente, trata-se de larvas de Culex quinquefaciatus, o pernilongo doméstico. Ao contrário do A. aegypti, o Culex prefere colocar seus ovos em criadouros bastante poluídos, com muita matéria orgânica em decomposição.   http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/aedexculex.html).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo