“Os postos de saúde de todo o país já estão com o novo calen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q873558 Enfermagem

“Os postos de saúde de todo o país já estão com o novo calendário de vacinação para 2018. Neste ano, foi ampliado o público-alvo de seis vacinas: tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, Meningocócica C e Hepatite A. A medida foi possível devido à economia de R$ 66,5 milhões, obtida pelo Ministério da Saúde, a partir da negociação e redução de até 11% no valor da dose de três vacinas: Hepatite A, HPV e dTpa. A eficiência de gestão garantiu a ampliação da cobertura vacinal e a aquisição de mais de 11,5 milhões de doses da vacina de febre amarela.”

(Disponível em: http://u.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/noticias-svs/27749-ministerio-da-saude-ampliavacinacao-em-todas-as-faixas-etarias-2. Acesso em: 01/01/2018.)


A 2ª dose da vacina tríplice viral era até 19 anos, ou uma dose de 20 a 49 anos. Com o novo calendário mudou para:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a vacinação infantil, a primeira dose da tríplice viral vacina é aplicada aos 12 meses de idade; e aos 15 meses, quando é utilizada a vacina combinada à vacina varicela (tetraviral: SCR-V).

Também são vacinados pessoas de até 29 anos (duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias) e indivíduos entre 30 e 49 anos (uma dose).


Gabarito do Professor: Letra B


Bibliografia


http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/201...

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-dispon...


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra B.

 

 

De acordo com As Mudanças no Calendário Nacional de Vacinação 2017.MS

 

 

TRIPLICE VIRAL (SCR) (sarampo, caxumba e rubéola)

 

- Outra alteração se deu para a vacina tríplice viral, com a introdução da 2ª (segunda) dose para a população de 20 a 29 anos de idade.

 

Anteriormente, a segunda dose era administrada até os 19 anos de idade. Com esta mudança, busca-se a correção da falha vacinal neste grupo e também considera a situação epidemiológica da caxumba nos últimos anos, cujos surtos têm acometido, principalmente, adolescentes e adultos jovens nesta faixa etária. A adoção do esquema de duas doses para esse grupo contribuirá na redução de casos da doença. Deste modo, duas doses contra sarampo, caxumba e rubéola passam a ser disponibilizadas para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade.

 

Para os adultos de 30 a 49 anos permanece a indicação de apenas 1 (uma) dose de tríplice viral.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo