Considerando as informações do texto 12A2-I, assinale a opçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1933789 Química
Texto 12A2-I

    Ácidos carboxílicos, além de estarem presentes nas cadeias carbônicas de aminoácidos e proteínas, se destacam também como precursores biológicos das gorduras, como é o caso dos ácidos graxos oleico e linoleico. Além disso, eles são matéria-prima para compostos mais reativos, como, por exemplo, os halogenetos de ácidos, os ésteres e as amidas, que são chamados de derivados de ácidos carboxílicos. Na natureza, encontra-se uma grande variedade de ácidos carboxílicos, como o ácido acético, principal componente orgânico do vinagre, e o ácido butanoico responsável pelo odor rançoso da manteiga azeda. A figura a seguir ilustra exemplos de ácidos carboxílicos encontrados na natureza, com sua respectiva fórmula estrutural. 



Considerando as informações do texto 12A2-I, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab B

Os ácidos graxos oleico e linoleico são insaturados.

Gabarito letra B.

Saturados - átomos de carbono ligados entre si apenas por ligações simples.

Insaturados - átomos de carbono ligados entre si por ao menos uma ligação dupla.

A) o ácido acético (CH₃COOH) é mais solúvel em água do que o ácido butanoico (C₄H₈O₂). Isso ocorre porque o grupo funcional carboxila no ácido acético é mais polar e forma ligações de hidrogênio mais eficientes com as moléculas de água, tornando-o mais solúvel em água do que o ácido butanoico.

C) cis, pois estão do mesmo lado

D) Os ácidos carboxílicos são geralmente considerados ácidos fracos. Eles ionizam parcialmente em solução aquosa, liberando íons hidrogênio (H⁺), mas não completamente como ácidos fortes. A acidez dos ácidos carboxílicos é influenciada pelo grupo carboxila (-COOH), e a presença desse grupo geralmente resulta em uma acidez moderada. O ácido acético (CH₃COOH), por exemplo, é um exemplo comum de ácido carboxílico que é considerado um ácido fraco.

E)O critério fundamental para ser considerado um ácido graxo é a presença do grupo carboxila em uma molécula de ácido graxo, não se causa odor rançento ou não.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo