A figura acima ilustra uma onda eletromagnética plana que se...
A figura acima ilustra uma onda eletromagnética plana que se propaga do meio 1 para o meio 2. Considerando que o plano de propagação seja a folha de papel; que ambos os meios sejam homogêneos; que a interface de separação entre os meios seja perfeitamente plana; e que os ângulos de incidência (α) e de refração (β), contidos no plano de propagação, sejam medidos com relação a um plano normal que corta a interface de separação entre os meios, julgue o item que se segue.
Considere que o meio 1 seja um dielétrico perfeito semi-infinito; que o meio 2 seja um condutor perfeito semi-infinito; e que uma onda com polarização vertical incida com ângulo α igual a zero. Nessa situação, a intensidade do campo elétrico refletido e a do campo elétrico transmitido serão iguais e corresponderão a 50% da intensidade do campo elétrico incidente.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(ERRADO)
Como no meio 2 temos um condutor perfeito o coeficiente de transmisão (т = 0) é nulo. Ou seja temos uma parede elétrica (não temos transmissão; toda onda incidente é refletida).
Veja:
η2 = (1 + j)*√[ (w*μ)/(2*σ)] ; σ --> oo então η2 = 0
т = 2*η2/(η2 + η1) ; η2 = 0
т = 0
Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem. Salmos 138:3
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo