“O pronome lhe no português brasileiro não se comporta como...
“O pronome lhe no português brasileiro não se comporta como a tradição gramatical gostaria que ele se comportasse. Para início de conversa, o lhe tem uma distribuição que poderíamos chamar de regional, porque não é em todas as variedades do português brasileiro que ele ocorre com frequência, sendo mais comum em alguns falares nordestinos (Bahia e Ceará, por exemplo) e, segundo pesquisas, em determinadas camadas sociais no Rio de Janeiro. Sua forma no plural, lhes, essa jamais aparece na fala espontânea de nenhum brasileiro. Além disso, quando usado na língua falada, o lhe nunca se refere a ele ou ela mas única e exclusivamente a você, ou seja, é um pronome que o falante usa para designar sempre o seu interlocutor.
(Bagno, Marcos. Não é errado falar assim!. São Paulo: Parábola Editora, 2009. p.227)
Sobre o uso do pronome lhe no português brasileiro, analise cada alternativa e assinale aquela que melhor se alinhe ao excerto acima:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Porque não está correta a "D"?
Realmente se analisarmos de acordo com o enunciado a correta seria a "B" porém não consigo encontrar erro na última assertativa!
nunca ouvi falar de tal LHEISMO
Guilherme Yuri, de fato não há nenhum erro gramatical na assertiva D. No entanto, o comando da questão pede a assertiva que melhor se alinhe ao texto do enunciado. Uma vez que o texto trata justamente do uso popular do pronome, a assertiva em melhor consonância é a B.
LHEÍSMO - fenômeno linguístico que ocorre em alguns dialetos (sociais, regionais, ou ambos) do português do Brasil (esp. no Nordeste), que consiste em substituir por lhe(s) os pronomes o(s), a(s) (referentes ao tratamento você, vocês) na função de objeto direto (p.ex.: ele lhe viu ; eu lhe amo).
Texto retirado de pesquisa na internet.
GABARITO B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo