A Figura abaixo apresenta quatro curvas experimentais de en...
A Figura abaixo apresenta quatro curvas experimentais de energia absorvida em função da temperatura de Ensaio Charpy para quatro aços distintos.
Um engenheiro precisa escolher dois aços para serem empregados na construção de estruturas que podem sofrer impactos. A construção terá lugar numa região cuja menor temperatura ambiente registrada nos últimos 100 anos foi 0°C, e cuja temperatura média é de 20°C.
Os aços que devem ser escolhidos pelo engenheiro, considerando somente o ensaio Charpy, são aços
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: letra C
Na figura, podemos ver que os aços B e D apresentam transição dúctil-frágil em temperaturas maiores que 0 ºC, o que poderia causar problemas quando o material estivesse operando, tornando-o frágil. Já para os aços A e C, a TTDF é menor que 0 ºC e, portanto, são adequados como material de projeto na região em questão.
A temperatura tem efeito muito acentuado na resistência ao choque dos metais, ao contrário o que ocorre na resistência estática e ductilidade, pelo menos faixas usuais de temperatura.
Para um metal particular a uma determinada tipo de ensaio, a fratura é frágil, com pequena absorção de energia, abaixo de uma temperatura crítica. Acima de uma certa temperatura crítica, as fraturas, para o mesmo material, tornam-se dúcteis, com maior absorção de energia do que ocorreu á baixas temperaturas.
Entre essas temperaturas, situa-se o que se convencionou chamar "faixa de temperatura de transição", onde o caráter da fratura pode ser misto.
Na gráfico plotado na questão os aços B e D na temperatura de 0ºC estão na fase de transição, ou seja, o material apresenta comportamento dúctil-frágil, menor energia de absorção de impacto em relação ao aços A e C.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo