O reconhecimento linguístico das Línguas de Sinais teve seu ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q978341 Libras
O reconhecimento linguístico das Línguas de Sinais teve seu início na década de 1960, por meio das pesquisas do norte-americano William Stokoe. Porém, ainda hoje há mitos que rondam essas línguas no imaginário da população em geral. De acordo com Quadros (2002), um deles é o de que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

O reconhecimento linguístico das Línguas de Sinais começou na década de 1960, graças ao trabalho de William Stokoe. Mesmo com esse avanço, ainda existem muitos mitos sobre essas línguas. A questão apresentada aborda a percepção equivocada sobre a localização cerebral da linguagem de sinais no cérebro humano, um tema que exige compreensão dos processos neurolinguísticos.

A alternativa A é a correta porque aborda um mito comum sobre as línguas de sinais. Diz-se que, por serem organizadas espacialmente, elas estariam representadas no hemisfério direito do cérebro. No entanto, estudos indicam que as línguas de sinais são processadas no hemisfério esquerdo, assim como as línguas orais, que é responsável pela linguagem em geral.

Alternativa B: Esta opção está incorreta porque afirma equivocadamente que as línguas de sinais são organizadas linearmente e, portanto, processadas no hemisfério esquerdo. Embora o hemisfério esquerdo seja realmente responsável pelo processamento linguístico, a afirmação de organização linear não se aplica adequadamente às línguas de sinais, que de fato se caracterizam por uma organização espacial e simultânea.

Alternativa C: Esta afirmação está incorreta porque sugere que as línguas de sinais são mais organizadas gramaticalmente do que as línguas orais por serem pidgins. No entanto, as línguas de sinais não são pidgins; elas são línguas naturais completas com sua própria gramática, distinta das línguas orais.

Alternativa D: Esta opção também está incorreta ao afirmar que as línguas de sinais e orais se originam como pidgins. As línguas de sinais não são o resultado de misturas simplificadas de línguas distintas, mas sim sistemas linguísticos independentes e completos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Meu Deus que questão!!!! letra a)

MITO: "As línguas de sinais, por serem organizadas espacialmente, estariam representadas n hemisfério direito do cérebro, uma vez que esse hemisfério é responsável pelo processamento de informação espacial, enquanto que o esquerdo, pela linguagem."
VERDADE: As pesquisas com surdos apresentando lesões em um dos hemisférios apresentam que as línguas de sinais são processadas linguisticamente no hemisfério esquerdo da mesma forma que as línguas faladas. Existe uma diferença que o hemisfério esquerdo é responsável pelas informações linguísticas e o hemisfério direito é responsável pela informações espaciais e visuais. Conclui que a língua de sinais é um sistema, que faz parte da linguagem humana, processado no hemisfério esquerdo e no hemisfério direito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo